16 de jun. de 2015

Novas técnicas para manejo do licuri são aplicadas em Caldeirão Grande

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Agricultores familiares do município de Caldeirão Grande, no centro norte da Bahia, a 185 km de Serrinha, tiram o sustento do manejo do licuri. Por meio do projeto Tecsol, parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba), 36 famílias, que participam da Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores do Licuri do Município de Caldeirão Grande (Cooperlic), têm recebido apoio e qualificação para melhorar a forma de subsistência.

“Antes o licuri era quebrado, através de um sistema precário, utilizando pau ou pedra. Hoje, com o projeto Tecsol, por meio da aplicação de tecnologia social, existe a valorização do fruto. O resultado é a geração de renda para a população local e melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos envolvidos”, afirma a coordenadora da Superintendência de Desenvolvimento Científico da Secti, Ticiane Souza.

Cadeia produtiva - Através das qualificações ministradas pelo Tecsol, os agricultores perceberam que é possível aproveitar a cadeia produtiva do licuri, da palha até a amêndoa, na produção de artesanato, barra de cereal, paçoca, licor, leite de licuri, entre outros itens. “Foi realizada a primeira Expolicuri, organizada pelos agricultores, que considero um marco no avanço do projeto, onde eles conseguiram expor seus produtos. O licuri hoje é uma pérola que o seminário tem, e eles conseguiram preservar”, disse a gestora do projeto e engenheira química do Ifba, Djane Santiago. 

Outro passo importante foram as aquisições de balanças, freezers, geladeiras, mesa para cozinha, liquidificador industrial, máquina seladora, processador de alimentos, computador, projetor multimídia, tela de projeção e veículo tipo minibus para 16 passageiros, que ajudam na infraestrutura de produção da Cooperlic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário