5 de jun. de 2015

Teofilândia: Para combater a poluição sonora, prefeitura doa decibelímetro à Polícia Militar

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Sargento Sergio Freitas e Prefeito Adriano Araújo
Com o objetivo de reforçar o combate à poluição sonora, em Teofilândia, a prefeitura municipal entregou um Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), mais conhecido como decibelímetro, ao Destacamento da Polícia Militar (DPM).

A entrega ocorreu durante o I Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no plenário da Câmara de Vereadores, na manhã da última terça-feira (2). É a primeira vez que a corporação recebe este tipo de equipamento.

O prefeito Adriano Araújo (PT) ressaltou que o aparelho entregue será de grande importância para a fiscalização sobre os níveis de ruídos no município e visa atender o anseio da população que constantemente reclama de veículos com som excessivamente alto nas ruas da cidade, além de estabelecimentos e eventos que executam música durante a noite. O aparelho foi adquirido com recursos do próprio município.

"Não haverá nenhuma proibição quanto ao uso de som automotivo. A iniciativa visa apenas controlar o uso dos equipamentos para que o volume fique em uma medida satisfatória, sem causar incômodo ou danos a outras pessoas", explicou o edil.

O comandante do DPM, Sargento Sergio Freitas, disse que a aquisição desse aparelho será importante para legitimar a ação da Polícia Militar nas autuações referentes à perturbação do sossego público. 

Conforme o comandante, é grande a quantidade de reclamações que a PM recebe diariamente sobre pertubação do sossego público e poluição sonora. A fiscalização e autuação começará a ser efetuada nas próximas semanas, informou Freitas.

Também prestigiaram a entrega do aparelho os secretários Sergio Meireles (agricultura e meio ambiente) e José Luciano (educação e cultura).

Multas - Sergio Freitas explica que usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração grave e o infratores ficarão sujeitos à multa, conforme prevê o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro. No caso de reincidência, o veículo será aprendido e liberado somente após a regularização.

O medidor - O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS) é um equipamento capaz de realizar medições entre 30 dB até 130 dB (decibéis). O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de transformar um sinal de pressão mecânica em um sinal elétrico. Quanto maior a indicação, mais alto é o volume sonoro averiguado.

'Aparelho entregue visa atender o anseio da população que constantemente reclama de veículos com som excessivamente alto nas ruas da cidade', diz o prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário