26 de abr. de 2014

Sistema FIEB levanta demandas da região Sisaleira

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Empresários e representantes de prefeituras de 26 municípios da Região Sisaleira estarão em Conceição do Coité, no próximo dia 30 de abril, para participar da primeira edição do FIEB – Ação Regional. No encontro, as instituições que integram o Sistema FIEB – SESI, SENAI, IEL e CIEB vão apresentar os serviços oferecidos ao setor industrial.

Realizado em parceria com o Sebrae e o Desenbahia, que também vão apresentar seus serviços, o evento segue uma das principais diretrizes da nova gestão do Sistema FIEB, que é sedimentar bases para o desenvolvimento da indústria no interior do estado.

O FIEB – Ação Regional vai levantar as principais demandas da região em áreas como defesa de interesses, educação e qualificação, saúde e segurança no trabalho e assessoria tecnológica e inovação.

Os municípios do Território do Sisal – incluindo Riachão do Jacuípe e Tanquinho - somam 624 mil habitantes e têm um PIB de R$ 3,1 bilhões, de acordo com o IBGE (Censo 2010). De modo geral, trata-se de uma região cuja economia cresce mais que a média do estado. De 2002 a 2011, enquanto a região Sisaleira cresceu 5,4% ao ano, a Bahia cresceu em média 4,4%.

A economia da região é caracterizada pelo setor de serviços, que responde por 76% do PIB, ante 17% da indústria e 7% da agropecuária. Entre os principais segmentos industriais se destacam os de Couro e Calçados, Fabricação de Produtos Têxteis e Extração de Minerais.

Uma característica da Indústria da região é que as empresas de micro, pequeno e médio portes empregam a maior parte dos trabalhadores do setor (74,4%), em contraponto ao que ocorre na maior parte do Estado, onde este percentual é de 43,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário