28 de abr. de 2014

Exército inicia operação de fiscalização de explosivos no interior da Bahia

Redação Portal Clériston Silva PCS

A partir desta segunda-feira (28), o Comando da 6ª Região Militar realiza uma operação de fiscalização de explosivos e produtos correlatos, vistoriando pessoas jurídicas e físicas, cadastradas ou não no Exército, que exercem atividades com esse tipo de material em diversos municípios da Bahia.

A fiscalização abrange a fabricação, utilização, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e o comércio de produtos controlados na área da 6ª Região Militar.

O principal objetivo da operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas.

Batizada de "Dínamo II" a operação está acontecendo também em outras áreas do território nacional, sob a coordenação geral da Diretoria de Fiscalização e Produtos Controlados (DFPC) do Exército. Na Bahia, mais de 120 militares do Exército participam dessa fiscalização.

Durante a operação, os militares realizam vistorias em dependências de empresas, cooperativas e prestadores de serviços que exercem atividades com explosivos, sendo verificado, em cada uma delas, se o detentor do material está autorizado pelo Exército; se o material está bem acondicionado; se as quantidades existentes são as estabelecidas na autorização; se o tipo de material é o que está previsto na autorização; se o local possui os requisitos de segurança exigidos; se a documentação encontra-se em dia; se há previsão do encarregado de fogo ou blaster; e se este está habilitado para o exercício da sua atividade, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário