22 de jul. de 2013

Sátiro Dias: Adolescente de 12 anos grávida do primo dá à luz

Redação Portal Clériston Silva PCS

A adolescente de 12 anos, que havia engravidado do primo de primeiro grau que tem a mesma idade, deu à luz na manhã deste sábado (20), na Maternidade José Maria de Magalhães Neto, em Salvador. Segundo Lusimarina da Cruz, tia da garota, o menino nasceu com 32 semanas e 1,8 Kg.

A menina é da cidade de Sátiro Dias, distante 52 Km de Serrinha. Lusimarina conta que tanto a adolescente quanto o bebê estão bem. "Ela [sobrinha] tá bem, graças a Deus. Foi um pouco prematuro, mas ele [o bebê] está ótimo. O nome vai ser Douglas", diz.

De acordo com a tia, que trabalha como doméstica, a menina já estava morando com ela em Porto de Sauípe. O bebê também deverá ficar lá. A previsão, segundo Lusimarina, é que o menino deixe o hospital na quarta-feira (24). "Estou muito feliz. Por tudo que eu passei, como é que não fica feliz? Meus patrões estão me ajudando com tudo, com enxoval. Estão me dando o maior apoio", comemora.

Caso - Segundo a família, quando começaram os enjoos, a mãe levou a menina ao médico na cidade de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, perto do município onde elas moram, mas não imaginava que pudesse se tratar de uma gravidez. “Até agora ainda estou em choque por causa desse problema dela. Ela é uma criança, né?! E segura outra criança na barriga. E o pai é mais criança que ela ainda”, enfatizou Maria Solange da Cruz, mãe da garota grávida, na ocasião.

A futura avó é viúva tem outros quatro filhos e vive com pouco mais de R$ 500 por mês. Ela afirmou não ter condições de criar o neto, mas a irmã dela, tia da adolescente, disse desde o início que a criança não passaria dificuldade. “Eu tenho três filhos, mais um faz quatro. Mais uma boca na minha casa. Não tem problema não”, assegurou a Lusimarina.

Segundo a médica obstetra, Itana Passos, do Iperba, uma maternidade estadual que mantém um programa voltado para adolescentes grávidas, esse tipo de gestação exige acompanhamento especial. “Em um pré-natal normal preconiza se fazer três ultrassonografias, pelo menos, durante toda a gestação. Em uma criança dessa idade é importante que se faça mais, para se fazer um acompanhamento do crescimento fetal intrauterino, se está um crescimento adequado pra cada mês de gestação”, destacou a médica.

Em 2011, 46.611 crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, deram a luz em hospitais públicos no estado. Em 2012, foram 40.350, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Pacientes nessa situação podem procurar atendimento no Iperba, que fica no bairro de Brotas, ou na maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, localizada no bairro do Pau Miúdo, ambos na capital baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário