24 de jul. de 2013

Monte Santo tem calendário religioso com programação intensa durante todo o ano

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Durante todo o ano, Monte Santo recebe milhares de visitantes, que acompanham o intenso calendário religioso do município. Por isso, as manifestações religiosas de Monte Santo, assim como de outros municípios baianos, estão sendo divulgadas pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa na ExpoCatólica, que acontece até esta sexta-feira (26), no Riocentro (Rio de Janeiro).

A intenção dos órgãos oficiais de turismo é aumentar a receita e o número de turistas de outros estados no segmento católico, já que o público predominante nos eventos religiosos da Bahia é formado pelos próprios baianos.

A primeira manifestação do calendário religioso é realizada nas sete sextas-feiras da Quaresma. Os devotos fazem uma procissão, relembrando a Via Sacra, no trajeto conhecido como a Via Crúcis do Sertão, com chegada à capela que fica no topo do monte que dá nome ao município, onde são celebradas missas.

Na última sexta-feira da Quaresma, que antecede a Sexta-Feira da Paixão, a celebração é realizada na Igreja de Nossa Senhora das Dores. De lá, os fiéis levam a imagem da santa para a Igreja Matriz. Já nas quartas-feiras, a Via Sacra e as missas são celebradas também na Matriz.

Na Semana Santa, a cidade reserva uma programação intensa desde a quarta-feira até o Domingo de Páscoa. Dentre as atividades acompanhadas com fé e devoção pelos católicos de toda a Bahia e também por visitantes estão a Via Sacra (quando fiéis levam imagens do Senhor dos Passos pelas ruas do município), encenação da Paixão de Cristo, as tradicionais missas do Lava-pés e da Ressurreição, procissão e queima de Judas.

No mês de maio, acontece o novenário dedicado a Nossa Senhora, que tem como ápice a coroação de Nossa Senhora da Conceição, no dia 31, na Igreja Matriz. Em junho, é a vez da festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, e da trezena de Santo Antônio, um dos santos católicos mais festejados no Brasil.

A Exaltação da Santa Cruz é realizada em 14 de setembro e celebrada com romaria e missas no Santuário da Santa Cruz. Em outubro e novembro, é a vez da Festa de Todos-os-Santos, uma das mais tradicionais do município, com peregrinação de milhares de fiéis, que visitam a cidade para participar da programação religiosa e dos eventos musicais.

A Festa de Todos-os-Santos foi retratada na minissérie O Pagador de Promessas, exibida pela Rede Globo de Televisão no final da década de 80. A série foi baseada na obra do dramaturgo baiano Dias Gomes, que já tinha sido levada para o teatro e o cinema.

As manifestações de fé do povo baiano que podem ser vistas em Monte Santo aparecem no desenrolar da minissérie. A Via Crúcis dos romeiros e moradores da cidade, as promessas a Santo Antônio para casar, a tradição da reza e benzedura para trazer a cura, boa sorte e espantar o mau olhado em pessoas, animais e até objetos estão presentes no vídeo e no cotidiano da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário