15 de jul. de 2013

Manifestação na BR-116/Norte atrasa provas do vestibular da Uefs

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu início às provas do Vestibular 2013.2 (ProSel), nesta segunda-feira (15), 30 minutos depois do horário previsto em edital. A decisão da Coordenação do Processo Seletivo foi resultado de uma manifestação realizada por moradores às margens da BR-116/Norte (Transnordestina), próximo à entrada do campus universitário, em Feira de Santana.

O prolongamento do prazo de fechamento dos portões, de 7h50 para 8h20, e de início das provas, de 8h para 8h30, foi estendido para os outros dez estabelecimentos em que as provas do vestibular também são aplicadas, localizados em diversos bairros de Feira de Santana, segundo a Uefs.

As provas desta segunda-feira são História, Geografia e Matemática. O processo seletivo será encerrado nesta terça-feira (16) com as provas de Física, Química e Biologia. No domingo, primeiro dia, os candidatos responderam às provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação.

O campus da Uefs está localizado a cerca de oito quilômetros do centro de Feira de Santana. A única via de acesso é a BR-116/Norte, que, mesmo em pista dupla, normalmente apresenta pontos de estrangulamentos, em especial no retorno existente em frente ao campus universitário. Com o fechamento da pista por moradores, o trânsito ficou travado nos dois sentidos.

A manifestação foi realizada por moradores da ocupação Quilombo Lucas da Feira, que fica próximo à Uefs. Eles bloquearam o trânsito com objetos queimados em protesto contra as condições de moradia no local. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação começou por volta de 6h e durou cerca de três horas.

A BR-116/Norte liga Feira de Santana a municípios como Santa Bárbara, Serrinha e Paulo Afonso, e também à BR-324, trecho que conduz a Riachão do Jacuípe, Juazeiro e Petrolina (PE), dentre outros. 

No bairro Pedra do Descanso, no outro extremo da cidade, a BR-116 é conhecida em Feira de Santana como BR-116/Sul. A partir da avenida Francisco Pinto, a rodovia liga Feira de Santana a municípios como Milagres, Jequié e Vitória da Conquista, e ao Estado de Minas Gerais.


Foto: site Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário