19 de jul. de 2012

Adolescentes da Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão, Sisal e Nordeste vão debater políticas públicas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Entre 09 e 12 de agosto será realizado o II Encontro A Voz dos Adolescentes do Semiárido Baiano, em Feira de Santana, com a participação de 90 adolescentes entre 14 e 17 anos, engajados em movimentos sociais, e 30 educadores de 31 municípios do estado, para debater e elaborar propostas de políticas públicas.

O Encontro está sendo organizado pela Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), coordenadora do Comitê Estadual do Pacto Nacional “Um Mundo para a Criança e o adolescente do Semiárido”; pela Organização Internacional do Trabalho (OIT); pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); com o apoio do Instituto Simões Filho e do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

O evento, que reunirá representantes dos Territórios de Identidade da Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão, Sisal e Nordeste II, terá como tema central esse ano “Participação Cidadã: um direito dos Adolescentes” para fomentar o debate sobre questões relacionadas à participação social.

Os adolescentes serão estimulados a identificar e reconhecer suas necessidades específicas; e a desenvolver a cidadania participando ativamente de suas comunidades. Além da discussão de políticas públicas, o II Encontro contará também com uma palestra de representantes do UNICEF sobre cidadania e oficinas temáticas de comunicação apresentadas pelo Jornal A Tarde e pela Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura.

De acordo com José Carlito Silva, assessor da Serinter, a realização do II Encontro A Voz dos Adolescentes do Semiárido Baiano justifica-se pelos bons resultados alcançados com o I Encontro, realizado em agosto de 2011. Segundo ele, constatou-se que os adolescentes participantes envolveram-se em ações e mobilizações em seus respectivos municípios reivindicando mudanças nas políticas públicas voltadas para os direitos infanto-juvenis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário