1 de set. de 2011

Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico de DST/AIDS em Serrinha

A Coordenação do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde Pública de Serrinha divulgou o boletim epidemiológico anual que apresenta um retrato dos números da AIDS no território de Serrinha, além dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A publicação dos dados ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quarta-feira (31). Os dados do boletim foram contabilizados até dezembro de 2010.


AIDS - De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, houve um pequeno aumento no número de casos de AIDS em adultos. De 1980 a 2010 foram diagnosticados 60 casos de AIDS em Serrinha. 31 em mulheres e 29 em homens. Segundo Patrícia Dutra Rocha, enfermeira sanitarista e coordenadora do programa, a maioria destes casos concentram-se nas áreas periféricas da cidade. “Percebe-se que essas pessoas enfrentam dificuldades de acesso a realização de exames, testagem e outras consultas, como também de cuidar bem da própria saúde”, enfatizou.

A AIDS atinge principalmente as pessoas na faixa etária dos 40 aos 49 anos de idade (20 casos) e de 30 aos 34 anos (11). Na faixa etária dos 60 anos foi registrado apenas um caso; de 5 aos 12 (2); 20 aos 24 (7); 25 aos 29 (7); 26 aos 39 (7); 50 aos 59 (4); e 5 (1 caso). Três mortes por causa da doença foram registradas no mesmo período.


IST - As notificações das Infecções Sexualmente Transmissíveis em Serrinha também apresentaram um crescimento significativo. De 2009 a 2010 foram contabilizados 154 casos. Os dados revelam 47% de notificações para Gardnerella, 26% Candida SP, 9 % Citomegavírus, 7% Corrimento Varginal, 5% HTLV, 3% Triconomíase, 1% HPV, 1% Gonorréia, e 1% Herpes Zoster.

Ainda de acordo com Patrícia Dutra, essas doenças possuem alto risco de disseminação e facilitam a transmissão do vírus da AIDS, podendo também ocasionar infertilidade, aborto, mal formação congênita, dentre outras graves conseqüências de ordem clínica, emocional e psicológica.

Apesar disto, o Rio Grande do Norte vem mostrando um aumento no coeficiente de detecção da sífilis em gestantes desde o ano de 2008, o que reflete uma melhoria na qualidade da notificação ao longo desses anos.

Veja outras imagens

A publicação do boletim foi organizado pela Coordenação do Programa Municipal DST/AIDS
Serrinha conquistou o símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS (Ana Ofélia/Secretária de Saúde)
Do total de pessoas com AIDS, a maioria apresenta idade entre 40 e 49 anos
Representantes da área de saúde e câmara de vereadores participaram da reunião

Nenhum comentário:

Postar um comentário