10 de out. de 2018

PT e PSD lideram em número de deputados estaduais eleitos na BA; mulheres vão ocupar 16% das cadeiras

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O PT e o PSD são os partidos que mais elegeram deputados estaduais na Bahia (10 e 9, respectivamente) nas eleições deste ano. Ambas as siglas são da base do atual governador Rui Costa, que foi reeleito no primeiro turno. O PP, que também é da base governista, e o DEM, da oposição, aparecem com as terceiras maiores bancadas -- 7 cada um.

Com representantes de 19 partidos, a partir de janeiro de 2019, a composição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) terá 53,96% de renovação: 34 dos 63 eleitos no último domingo (7) são novos e 39 já exerciam mandatos e se reelegeram. O número de mulheres na Casa subiu de 7 para 10.

o total de eleitos para a Alba esse ano, apenas 16% (10) são mulheres -- em 2014, quando ocorreram as últimas eleições para os cargos de deputados estaduais, apenas sete conseguiram se eleger na Bahia.

Foram eleitas, no último domingo, Olívia Santana (PC do B) , Jusmari (PSD), Mirela Macedo (PSD), Katia Oliveira (MDB) e Talita Oliveira (PSL). Já Ivana Bastos (PSD), Fátima Nunes (PT), Neusa Cadore (PT), Maria Del Carmen (PT), Fabiola Mansur (PSB) foram reeleitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário