27 de out. de 2018

Joaquim Barbosa diz que Bolsonaro inspira medo e declara voto em Haddad

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou neste sábado que o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lhe inspira medo, sem citar nominalmente o capitão da reserva, e declarou voto no petista Fernando Haddad no segundo turno da eleição no domingo.

"Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad", escreveu Barbosa em sua conta no Twitter.

O ex-presidente do Supremo ganhou notoriedade nacional em 2012 com o julgamento do mensalão do PT. Indicado a uma vaga no STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa ganhou a antipatia de petistas por conta de sua atuação como relator do processo que levou à prisão líderes do partido.

Ele chegou a aventar a possibilidade de se candidatar à Presidência pelo PSB na eleição deste ano, mas em maio disse ter tomado a "decisão estritamente pessoal" de não entrar na disputa pelo Palácio do Planalto e desde então não fez nenhuma declaração pública sobre o pleito.

A declaração de voto de Barbosa foi republicada por Haddad em seu perfil no Twitter. O petista vem buscando criar uma "frente ampla democrática" de apoio à sua candidatura e para fazer frente ao que afirma ser uma ameaça à democracia representada por Bolsonaro.

Reações - Em Heliópolis, favela na zona sul de São Paulo, onde fez caminhada neste sábado, Haddad comemorou a declaração de voto de Barbosa, afirmando recebê-la "com muita honra".

"O que o Joaquim Barbosa falou é o que todo mundo sabe, e alguns têm medo de dizer. Infelizmente, nem todo mundo tem a coragem de admitir o risco que ele (Bolsonaro) realmente representa para o país", disse Haddad a jornalistas, classificando a declaração do ex-presidente do STF como "a notícia do dia".

Já Bolsonaro, em suas redes sociais, afirmou que, apesar da declaração de voto de Barbosa, o que ficará para a história é o fato de, segundo o candidato do PSL, o ex-ministro do Supremo ter dito durante o julgamento do mensalão que ele não foi comprado pelo PT.

"Em suas redes sociais, Joaquim Barbosa divulga voto em Haddad, mas já está na história que ele mesmo disse que só Bolsonaro não foi comprado pelo PT no esquema de corrupção conhecido como Mensalão, que feria gravamente a democracia do nosso país anulando o Poder Legislativo", escreveu o candidato.

A publicação foi acompanhada de um vídeo em que, durante o julgamento do mensalão, Barbosa diz que Bolsonaro votou contra a orientação de seu então partido, o PPB, em votação de interesse do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual parlamentares da legenda receberam propina para votar a favor do governo.

Após o comentário do capitão da reserva do Exército, Barbosa voltou ao Twitter para negar que tenha feito juízo de valor sobre Bolsonaro durante o julgamento do mensalão, algo que o candidato do PSL tem repetido.

"Faço um esclarecimento público para desmentir uma manipulação que vem sendo feita ao longo desta triste campanha eleitoral. Até a data de hoje eu ignorei completamente o uso do meu nome na campanha por um dos candidatos. Mudei de ideia porque hoje reiterou-se a manipulação. A manipulação foi reiterada em resposta ao exercício, por mim, da liberdade de dizer em quem vou votar amanhã", escreveu no Twitter.

"Bolsonaro não era líder nem presidente de partido. Ele não fazia parte do processo do mensalão. Só se julga quem é parte no processo. Portanto, eu jamais poderia tê-lo absolvido ou exonerado. Ou julgado. É falso, portanto, o que ele vem dizendo por aí."

Nenhum comentário:

Postar um comentário