8 de out. de 2018

Na Bahia, Haddad vence em 411 cidades; Bolsonaro, em seis

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Dos 417 municípios baianos, 411 escolheram Fernando Haddad (PT) como candidato à Presidência da República. Já o deputado Jair Bolsonaro, candidato do PSL, venceu em seis cidades do estado.

Os dois candidatos vão se enfrentar no segundo turno das eleições presidenciais, que serão disputadas no próximo dia 28 – último domingo do mês. A confirmação matemática aconteceu com 96% das urnas apuradas.

Ao final da apuração, em todo o Brasil, Bolsonaro recebeu 46% dos votos válidos (49,2 milhões). Já Fernando Haddad foi o escolhido por 29,3% dos eleitores (31,3 milhões).

No entanto, na Bahia, o petista recebeu mais da metade dos votos: Haddad teve 60,28% dos votos (4.441.955 votos), contra 23,41% (1.725.140 votos) de Bolsonaro. Essa votação se refletiu no número expressivo de cidades onde Fernando Haddad venceu.

Os municípios onde Bolsonaro venceu foram Buerarema (Sul), Eunápolis (Sul), Itabuna (Sul), Itapetinga (Centro-Sul), Luís Eduardo Magalhães (Extremo-Oeste) e Teixeira de Freitas (Extremo-Sul).

Nordeste - A situação na Bahia se repetiu em quase todos os estados do Nordeste – em outras sete unidades da federação, Fernando Haddad recebeu a maioria dos votos.

A única exceção foi o Ceará (CE), onde Ciro Gomes (PDT) teve o maior número de escolhas. No entanto, os cearenses também preferiram Haddad a Bolsonaro – enquanto o petista foi o segundo mais votado, o candidato do PSL ficou em terceiro lugar no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário