7 de out. de 2016

Marcell acredita que vaquejadas na Bahia podem ser proibidas: ‘É maus tratos’

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) explicou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a regularização das vaquejadas também afeta a Bahia, apesar de estar relacionada a uma lei do estado do Ceará. Nesta quinta-feira (6), os ministros da Corte decidiram que o projeto de lei que regulamentava a atividade é inconstitucional por haver “crueldade intrínseca” contra os animais utilizados nesse tipo de evento. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, considerou citou laudos técnicos que apontam consequências danosas sofridas pelos animais como fraturas nas patas e rabo, ruptura de ligamentos e vasos sanguíneos, eventual arrancamento do rabo e comprometimento da medula óssea.

Apesar do deputado estadual Eduardo Salles afirmar que a decisão afetou apenas o Ceará (leia mais aqui), Marcell garante que na Bahia a prática também será afetada. “O STF julgou ontem que não poderia regular algo que ferisse a Constituição. Entendeu que não devemos maltratar os animais, que a vaquejada é maus tratos e que não poderia regulamentar algo ilegal. Obviamente, eles vão se prender a esse tema de que foi de uma lei no Ceará. Mas os animais da Bahia não sofrem?”, questionou o parlamentar do PV.

Segundo Moraes, não se pode dizer que as vaquejadas foram proibidas com a decisão, mas que o Ministério Público poderá ser provocado para impedir a realização dos eventos. “Eles querem regulamentar um esporte ilegal. Eu não tenho dúvida que vale para a Bahia. É uma conquista para toda a sociedade, que passou a entender a importância de proteger os animais. A sociedade começou a entender que o esporte é quando os dois participantes querem participar. O boi não quer participar daquilo”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário