29 de jul. de 2018

PSOL confirma Marcos Mendes como candidato ao governo da Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS






Marcos Mendes foi confirmado pelo PSOL, em convenção do partido realizada neste domingo (29), em Salvador, como candidato ao governo da Bahia nas eleições 2018. O geólogo foi escolhido por aclamação de correligionários no encontro estadual da legenda, que ocorreu na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.


É a terceira vez que Mendes disputa o posto de chefe do executivo estadual -- nas eleições de 2010 e 2014, não conseguiu se eleger. A candidata a vice-governadora na chapa é a integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB) Mira Alves, conhecida como Dona Mira. No discurso, Mendes criticou a política de reforma agrária do estado, a política de segurança pública e propôs combater a desigualdade social e implementar ações para maior distribuição de renda.

"Temos um estado que está entre 6º e 7º lugar na economia do país, mas com uma população pobre, porque não há distribuição de renda. Temos em torno de 68% das crianças na pobreza. Ainda hoje, também, temos um dos maiores conflitos por terra, inclusive com 11 mortes em 2017, mesmo com 55% de terras disponíveis para discutir a regularização fundiária. Então, precisamos discutir isso tudo, discutir outro modelo de segurança que não extermine jovens. Existe uma culpa grande do governo e queremos a lógica desse modelo de estado", destacou.

Ele ainda defendeu uma "maior democratização do estado", através de "maior participação da população nas decisões do poder público".

"Temos um modelo de gestão extremamente autoritário, resquício do processo da ditadura. A constituição da Bahia diz que podemos ter um controle social que pode ser feito através da base popular, mas isso não foi decretado por nenhum governo que passou até agora. Só temos plebiscito para instituir e destituir municípios, mas há plebiscito, um referendo, para que haja uma participação das pessoas. A gente quer democratizar, descentralizar o governo, distribuir esse poder, e para isso temos que ouvir o povo", completou. As informações são do G1/Bahia.

Propostas

Entre as propostas que apresentou durante o discurso, o candidato do PSOL manifestou intenção de:

* Implementar a reforma agrária no estado;

* Implementar ações para melhoria da educação pública, principalmente a educação no campo;

* Implementar novo modelo de segurança pública;

* Investir em esporte, cultura e lazer, como parte do projeto de implementação do novo modelo de segurança;

* Implementar ações para melhoria do acesso à saúde, inibindo privatizações;

* Implementar uma "democracia direta", viabilizada por meio de realização de consulta à população, através de plebiscitos, para tomada de decisões políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário