6 de mar de 2017

Alagoinhas: Após primeiro caso de febre amarela, Sesab intensifica vacinação

Redação Portal Cleriston Silva PCS

As ações de controle do vírus da febre amarela foram intensificadas em Alagoinhas nesta segunda-feira (6). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizou cerca de 100 mil doses extras da vacina para o município, a fim de imunizar os indivíduos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação.

O motivo que acarretou na intensificação da vacinação foi a confirmação do primeiro caso de febre amarela em macacos, na região de Calu, zona rural de Alagoinhas. Outras duas notificações, que aguardam análise das amostras, foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC). A orientação dada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas é que, para receber a imunização, a população deve se apresentar aos postos de saúde munidos da carteira de vacinação.

“Estamos atuando em diversas frentes além da vacinação. Realizamos a busca ativa de casos suspeitos em toda a área delimitada, bem como fizemos a borrifação de inseticida com o uso da UBV (Ultra Baixo Volume) costal na área rural. Também atuamos na sede do município, com cinco ciclos da UBV veicular, tendo intervalos de três a cinco dias entre as aplicações”, ressaltou o gestor.

Para monitorar a área a Sesab implantou, ainda, a notificação diária de febre amarela, com objetivo de estabelecer um fluxo de informação entre as unidades de saúde do município com o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário