26 de mar. de 2017

Embasa inicia limpeza da barragem que beneficia moradores de Queimadas e Santaluz

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Foi iniciada esta semana, pela Embasa, a limpeza das margens e do leito da Barragem da Leste, manancial que abastece os municípios de Queimadas e Santaluz. Com o uso de retroescavadeiras, estão sendo retiradas toneladas de terra que estavam assoreando a margem da barragem e diminuindo a profundidade do seu leito. Também estão sendo retiradas as algas que se proliferaram com o aumento do calor, no processo de eutrofização.

A limpeza faz parte da obra emergencial que a Embasa está realizando na região para garantir a continuidade do abastecimento nos dois municípios. Um volume de mais de 70 mil m³ de resíduos, entre areia, pedras e algas, serão retirados da margem e leito da barragem, possibilitando a ampliação do espaço para acúmulo de água. “Esta ação também atende a um pleito dos moradores e autoridades de Queimadas”, informa o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto.

Nos próximos 30 dias, o processo de limpeza deve estar concluído, contribuindo para melhorar o processo de captação da água da barragem para posterior tratamento e distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário