23 de out. de 2015

Lamarão: Prefeitura Itinerante leva serviços ao Saco do Correio

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Prefeitura Itinerante atendeu comunidade do Saco do Correio 

Os moradores do povoado Saco do Correio, em Lamarão, tiveram uma quinta-feira (22) de festa e cidadania, quando o programa Prefeitura Itinerante levou diversos serviços e atividades para o local. Esta é a segunda edição do programa. A primeira ocorreu no mês passado no povoado do Salgado.

Toda a equipe do prefeito Dival Pinheiro (PT) foi mobilizada e o resultado foi a realização de mais de 500 atendimentos das secretarias municipais, incluindo consultas médicas, orientação nutricional, vacinação, teste de glicemia capilar, teste rápido de HIV e sífilis, orientação jurídica, corte de cabelo e escova, entre outros serviços. Máquinas da Secretaria de Obras e Serviços trabalharam na recuperação de estradas.

Os serviços da Secretaria de Ação Social também fizeram a diferença, dando à população a oportunidade de acesso aos serviços socioassistenciais oferecidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além da inclusão e atualização de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), instrumento de coleta de dados e informações que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda, afim de incluí-las nos programas sociais como o Bolsa Família, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Segundo a secretária Camila Damasceno, é importante aproveitar essas mobilizações da sociedade civil para levar os serviços da Assistência Social. “É uma oportunidade de estarmos mais próximo da comunidade e, principalmente, oferecer os serviços da Assistência Social”, destacou.

Prefeito Dival atendeu a população em um gabinete improvisado

Eliane da Silva, de 25 anos, foi uma das mulheres que aproveitou a ação itinerante para revisar o cadastro no Bolsa Família. “Gostei muito da vinda da secretaria até o meu bairro. Tenho um filho pequeno e é difícil para eu sair de casa. Espero receber o Bolsa Família, pois irá ajudar muito em casa, já que meu marido vive de ‘bicos”, disse ela.

Moradores do povoado Sítio Santana, recentemente reconhecido como comunidade quilombola, levaram argila e muita disposição para o evento para mostrar como é feito o processo de modelagem das peças de cerâmica.

E não faltou diversão e arte para a criançada, brincadeiras, distribuição de brinquedos e doces, oficinas e diversas atividades. O mutirão aconteceu nas instalações da unidade escolar da comunidade, ocupando ainda o entorno do local.

De acordo com o prefeito Dival Pinheiro, idealizador do programa, o intuito é seguir um cronograma (divulgado posteriormente) que contemplará todos os povoados do município, levando os serviços até o povo lamarense e ouvindo os anseios de cada comunidade. “Este tipo de ação proporciona uma maior aproximação do poder público municipal com a sociedade. Sempre disse que o projeto de nossa gestão é beneficiar todos os lamarenses, e para isso percebi que precisava não somente levar nossos serviços até o povo, mas também estar junto a eles escutando suas necessidades e, na medida do possível, resolvendo os problemas”, disse.

Evento ocorreu no povoado de Saco do Correio e atendeu cerca de 500 pessoas

Aferição de pressão arterial

Teste de glicemia capilar

Atendimento médico

Orientação nutricional

Érica Pinheiro, primeira dama, e Camila Damasceno, secretária de Ação Social, participaram do evento

Recuperação de estradas

Equipe do CadÚnico

Modelagem de peças cerâmicas em argila

Corte de cabelo e escova

Pintura em pano de prato

Serviços de estética e cosmética

Nenhum comentário:

Postar um comentário