19 de out. de 2015

Estudantes de Senhor do Bonfim inauguram rádio

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Nesta segunda-feira (19), foi ao ar a Rádio Modelo, comandada por estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Senhor do Bonfim, região norte do Estado. A iniciativa é resultado de uma parceria do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolvido no curso de licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IfBaiano), com o objetivo de estimular o aprendizado a partir do protagonismo estudantil.

Idealizadora e responsável pela rádio, a professora de Geografia, Maria do Socorro Aguiar, diz que, desde o início do ano letivo, ela e os alunos se dedicam a este projeto. “A princípio, pensamos que montar uma rádio Web seria mais fácil e rápido, mas chegamos à conclusão que o viável era uma rádio nos moldes convencionais. Montamos o projeto, a direção deu todo o suporte necessário e realizamos oficinas com os estudantes que se inscreveram para participar”, explica a professora.

A rádio vai ao ar todos os dias da semana, nos intervalos das aulas no turno da manhã e da tarde, e conta com uma programação pensada e sugerida pelos próprios alunos, com o aval da professora Maria do Socorro. “Notícias local e regional, músicas, avisos de professores e da área de educação fazem parte da programação da Rádio Modelo. Percebemos que a voz do estudante tem uma potência para os outros. Eles param para ouvir seus pares! É uma ferramenta muito importante para estimular a participação dos alunos na escola”, declara.

Motivada pela vontade de ser uma futura jornalista, a estudante do 2º ano, Mércia Mariane Pereira, 16 anos, diz, “tive interesse em participar da rádio porque quero ser uma jornalista, acho que posso ter mais conhecimento sobre área participando do projeto”, disse a aluna, que está adorando fazer a locução do programa. “Estou me sentindo importante, fico desinibida e com mais vontade de me expressar e incentivar os meus colegas a participarem dos projetos oferecidos pela escola”, acentuou.

“A gente está trabalhando com o objetivo de estimular a aprendizagem. Com a rádio, eles aprendem a fazer pesquisas e estão mais dispostos a aprender. É um projeto que contagia todos os estudantes, até quem não está diretamente envolvido”, disse a diretora da unidade, Maristela Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário