3 de jun. de 2015

Prefeitura de Teofilândia realiza Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre questões ambientais, a Prefeitura de Teofilândia, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou, na manhã desta terça-feira (2), I Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O evento faz parte da agenda de comemorações da Semana do Meio Ambiente 2015 e aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores da cidade. O seminário reuniu três palestras ministradas no período da manhã, direcionadas a instituições, empresas, estudantes da rede municipal e população em geral.

O evento contou com a participação do prefeito Adriano Araújo (PT), secretários e servidores municipais, representantes de seguimentos religiosos, Polícia Militar e associações.

A principal proposta do projeto é conscientizar a população sobre a necessidade de desenvolver uma prática ecológica e uma consciência ambiental, levando em consideração a questão ambiental, respeitando seus espaços, obedecendo as regras de convivência como Lei do Silêncio e levar à população ferramentas que possibilitem essa prática como a coleta seletiva e a criação de uma Lei contra a poluição sonora.

O Sargento Sergio Freitas, comandante do Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Teofilândia, palestrou sobre a poluição sonora e prometeu intensificar as ações da PM no sentido de combater o problema, comum na cidade. “A Polícia Militar já está orientada a atender todas as ocorrências de som em alto volume e, a partir de agora, faremos blitzes educativas na sede e zona rural do município”, disse.

Freitas também falou sobre os impactos da poluição sonora e destacou alguns efeitos negativos como: redução da capacidade auditiva; perturbação do sono; interferência com a comunicação; interferência na aprendizagem; efeitos fisiológicos tais como a hipertensão, taquicardia, arritmia, desassossego, entre outros.

Por sua vez, o prefeito Adriano Araújo, defensor intransigente da preservação da natureza e que vem há anos trabalhando em favor da causa ambiental, afirmou que a promoção da conscientização ambiental é dever do poder público, porém, isso só é possível através da colaboração de cada cidadão.

“Nosso grande desafio é envolver a comunidade quando o assunto é meio ambiente. Por melhor que seja as intenções do gestor, se a comunidade não abraçar essa questão, nós não vamos ter sucesso. Se o cidadão não tiver consciência de que ele pertence àquele lugar, se ele não ajudar a cuidar, a gente nunca vai conseguir ter uma cidade saudável. A comunidade precisa se conscientizar, essa conscientização vai de cada pessoa, mas a gente faz o nosso papel levando educação ambiental e informações, só que a própria pessoa precisa se conscientizar disso: que ela precisa ajudar o Poder Público”, frisou.

Ao final do evento, foi servido um coquetel aos participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário