26 de mar. de 2011

Secretarias do Governo do Estado firmam compromissos com o Território do Sisal

Onze Prefeituras do Território do Sisal, incluindo Serrinha, representadas por nove Prefeitos e dois chefes de gabinetes, Secretários Estaduais e técnicos do Governo se reuniram no último dia 12, na Secretaria de Planejamento do Estado – SEPLAN – em Salvador, para consolidar parcerias.

A pedido do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL – a SEPLAN convocou as Secretarias estaduais de Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Indústria e Comércio, Infraestrutura, as superintendências da Agricultura Familiar e dos Desportos e a CONAB para debater as pautas do Território do Sisal e pactuar ações com vista no desenvolvimento sustentável territorial. A regionalização do hospital de Serrinha, a vinda de novas indústrias para o Território e as Matrizes de desenvolvimento das cadeias produtivas do sisal e da ovinocaprinocultura foram alguns dos pontos da extensa pauta debatida com as secretarias.

Muitos dos temas inseridos na pauta são assuntos já debatidos pelo CODES Sisal com o governo e com o território e grande parte deles já tinham encaminhamentos pré-estabelecidos, e aguardavam viabilização por parte do governo, como por exemplo, a formação de professores da Rede Púbica, a Implantação ainda este ano do SAMUR territorial e de uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que atenda os 20 municípios do território.

A reunião é também fruto do esforço coletivo para interiorizar serviços do estado que ficam concentrados na capital e cidades maiores, como forma de promover desenvolvimento, cidadania e desafogar os grandes centros.

O Secretário Zezéu Ribeiro destacou que o CODES tem a finalidade de promover debates e assessorar os diversos seguimentos da sociedade na elaboração de projetos que garantam o desenvolvimento com controle social, cabendo ao consórcio a execução de grande parte desses projetos.

Zezéu chamou a atenção dos prefeitos para a importância da integração entre as prefeituras no trabalho com o consórcio e garantiu que várias atividades podem ser mais baratas e eficientes se feitas em conjunto.

A presidenta do Consórcio, Cecília Petrina, acredita que depois desse encontro outras prefeituras se integrarão ao consórcio.

Algumas das ações pautadas ainda precisam de maior detalhamento para melhor viabilização, para isso, durante o encontro foram construídas agendas com cada secretaria. As datas já definidas são 07/04 durante a plenária Territorial do PPA participativo com algumas secretarias, a exemplo da audiência com o Secretário Jorge Solla, Secretario de Saúde do Estado para definir estratégia de regionalização do Hospital de Serrinha e para Implantação do SAMU e LACEN e 08/04 na reunião ordinária do Consórcio, também em Serrinha, onde participarão a Secretaria de Educação e o IAT para conclusão da proposta de formação de professores da rede pública e a SEDES para discutir a implantação de projetos nos municípios, como construção de cisternas, de casas e fortalecimento do empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário