31 de mar. de 2011

Dengue já matou 51 pessoas este ano no país; Serrinha registrou 23 casos suspeitos

Nos dois primeiros meses do ano de 2011, foram confirmadas 51 mortes em decorrência da dengue no país. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 79 casos foram descartados e 112 ainda estão em investigação.

As mortes confirmadas ocorreram no Acre, no Amazonas, no Pará, no Maranhão, no Ceará, em Pernambuco, em Alagoas, na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná, em Mato Grosso e em Goiás.

Levantamento da 12ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) em Serrinha mostra que até o início de março, foram contabilizados mais de 90 casos suspeitos na região do sisal, sendo que 23 foram em Serrinha. Quatro amostras de sangue foram enviadas ao laboratório para análise, porém o resultado foi negativo.

O levantamento nacional indica que o número de casos de dengue até o dia 26 de fevereiro deste ano caiu 37% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 155.613 notificações (casos suspeitos) em todo o país. A situação, entretanto, ainda é de atenção nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde mostram que o sorotipo 1 é o que mais tem infectado os brasileiros. O vírus não circulava no país desde a década de 80, o que fez com que milhões de brasileiros não apresentassem imunidade contra ele.

Mortes pelo tipo 4 - A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou os primeiros casos da dengue tipo 4 na Bahia. Duas pessoas tiveram diagnóstico confirmado pela Vigilância Epidemiológica da Sesab para este tipo da doença em Salvador.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

2 comentários:

  1. cleriston o bairo vila de fatima ta uma vergonha a rua presidente costa e silva ta uma porqueira so cheia de lixo e emtulho quando chove alaga todas as casas principalmente a minha fala ai pelo amor de Deus para o prefeito da um jeito feio seu fan

    ResponderExcluir
  2. É MERMO LA EM CASA UM DIA DESES EU TAVA DORMINDO QUANDO PARMIEI PENSANDO QUE TAVA NA CAMA ACORDEI NA RUA AS MURISOCA MININO CARREGA AGENTE DE TANTA MURISOCA QUE TEM NO MATADORO VULGO VILA DE FATIMA

    ResponderExcluir