22 de jan. de 2011

Ministério da Saúde orienta Serrinha a atualizar planos de emergência contra dengue

O Ministério da Saúde orientou na última quarta-feira (19) que a Secretaria de Saúde de Serrinha atualize seus planos de emergência contra dengue. A orientação foi dada durante reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes da pasta. “Se a gente não agir agora, pode ter todo o semestre comprometido”, alertou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as cidades orientadas a atualizar o plano de emergência contra a dengue correm o sério risco de enfrentar uma epidemia da doença este ano. Além de Serrinha outros municípios também deverão notificar os casos suspeitos de dengue e mortes no prazo de 24 horas. Nos próximos dias, o ministério vai publicar uma portaria regulamentando a obrigatoriedade. Cada município foi orientado a implantar um comitê para acompanhar a evolução da dengue e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Entre as ações programadas pela prefeitura de Serrinha estão: Intensificar os trabalhos de campo com contratação emergencial de agentes de combate às endemias e suplementação do quadro através de militares cedidos pelo exército, voluntários de outras secretarias de governo e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); reativação do Hospital Municipal de Serrinha (HMS) com reserva de leitos para usuários com suspeita de dengue; capacitação dos profissionais da rede básica e hospitalar, através da realização de oficinas de notificação e manejo clínico; realização de visitas técnicas aos serviços de saúde públicos, privados, filantrópicos e conveniados do município; Aquisição de material (bombas) para o combate focal do vetor; e cumprimento de roteiros para utilização do ultra baixo volume “carro fumacê” na sede e zona rural do município.

O ministério da saúde vai implantar também um sistema online, que está em fase de teste, para monitorar semanalmente os casos da doença e, diariamente, as mortes por dengue nos municípios em estado de atenção, informou Padilha. O sistema será abastecido com informações dos estados e municípios.

2 comentários:

  1. OSNI TA MUITO LIGANDO PRA ESSAS COISAS DA DENGE EM SERRINHA AKI EM NOVA SOURE O PREFEITO É A MERMA COISA NUN LIGA PRA NADA SO LIGA DE IR PRA O PRIVILEGE TOMAR UMA

    ResponderExcluir
  2. DISSE QUI EÇA PREFEITURA TA ALUGADA POR 13 MIL REAIS PRA UNS MEDICO FAMOSO QUE TEM AI EM SERRINHA ....EU SUBE AKI EM NOVA SOURE

    ResponderExcluir