2 de jan. de 2011

Jaques Wagner toma posse como governador da Bahia

O governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), tomou posse na manhã deste sábado (1º) na Assembléia Legislativa, em Salvador. Wagner e o vice-governador, Otto Alencar, foram acompanhados até o plenário pelos deputados estaduais.

"Sou eternamente grato ao generoso povo da Bahia, terra na qual cheguei muito jovem, que adotei e que me adotou e cuidou de mim como um filho: me protegeu, me abraçou e andou ao meu lado numa árdua caminhada até chegarmos aqui, pela segunda vez. Sinto-me de alma lavada, pois colocamos à prova o nosso projeto e ele foi aprovado", disse Wagner em discurso após a posse.

Em seu pronunciamento de posse, Wagner destacou alguns programas vitoriosos em seu primeiro mandato, como o Água Para Todos, Casa da Gente, Todos Pela Alfabetização (Topa), e Agricultura Familiar. O governador também citou as parcerias com o governo federal, como o “Minha Casa, Minha Vida” e o “Luz Para Todos”.

Após o discurso, Wagner disse, durante entrevista coletiva a blogs, sites e veículos impressos, que a partir de segunda-feira começa definir alguns nomes do secretariado, mas, sem pressa. "Este é um governo de continuidade, é o segundo mandato, portanto, não esperem grandes mudanças", adiantou.

Histórico - Wagner foi eleito governador pela primeira vez em 2006, com 52,89% dos votos, quando quebrou um ciclo de quatro mandatos consecutivos do PFL à frente da Bahia. Ele chegou ao poder depois de derrotar seu principal concorrente na disputa, o então governador Paulo Souto (PFL), lançado à política pelo senador Antônio Carlos Magalhães (PFL) e que o havia derrotado quatro anos antes.

Ele era governador quando ACM morreu, em julho de 2007, por conta de problemas cardíacos. Antes de ser governador, Wagner ocupou o Ministério do Trabalho no governo Lula (entre janeiro de 2003 e janeiro de 2004) e também foi ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Com a crise do "mensalão", foi designado Ministro das Relações Institucionais.

Jaques Wagner fez carreira política na Bahia, mas nasceu no Rio de Janeiro. Pai de três filhos é casado com Maria de Fátima Carneiro de Mendonça. Sua iniciação na vida política teve origem no movimento estudantil, a partir de 1968. O petista foi presidente do diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

Veja outras imagens

Wagner, na chegada à cerimônia de posseNo discurso, Wagner falou sobre ações implantadas e as que pretende realizar nos próximos anosJaques Wagner e Otton Alencar, durante cerimônia na Assembleia Legislativa da BahiaPara 2º mandato, Wagner garantiu a construção da ferrovia Oeste-Leste e da ponte Salvador-ItaparicaWagner ressaltou que pretende ampliar e modernizar os portos baianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário