15 de ago de 2019

Serrinha recebe carreta hemóvel na Praça Luiz Nogueira

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Doar sangue é um ato de solidariedade, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Com o objetivo de melhorar os níveis de banco de sangue da Bahia, o hemóvel está em Serrinha nos dias 15 e 16 de agosto com o projeto vidas por vidas.

“Estamos funcionando até às 16 horas na quinta-feira e de 08h às 15 h na sexta-feira. Convide seu amigo, seu vizinho e venha! O seu sangue pode ajudar a salvar vidas, então é primordial que você esteja conosco aqui.”, disse Franklin Miranda, coordenador do projeto vidas por vidas.

O hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para a doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para fazer a doação é necessário:

- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pesar mais de 50 Kg;
- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

- Nunca vá doar sangue em jejum
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
- Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
- Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação
- As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário