28 de ago. de 2019

Placa Mercosul não é mais obrigatória para compras de carros usados na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Quem comprar um carro usado na Bahia não vai mais precisar trocar a placa cinza pela Mercosul, como previa uma norma anterior. Novas regras para o emplacamento foram divulgadas pelo governo do estado nesta terça-feira (27/8).

A placa Mercosul não é mais obrigatória nos casos de transferência de posse do veículo, mas continua sendo exigida para veículos zero quilômetro, transferidos de estado ou município, ou na mudança de categoria e placas cinzas danificadas ou furtadas. Segundo o Detran, a "insatisfação popular" contribuiu para a mudança, na resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Também foi alterada a padronagem da placa Mercosul, que perdeu a pintura reflexiva e as ondas sinuosas, mas mantém as quatro letras e três números, código bidimensional (QR-Code), marca d'água, bandeira do Brasil e o emblema do bloco econômico.

As placas já colocadas não precisam ser trocadas. As novas regras determinam que os fabricantes da matéria-prima devem estar credenciados ao Denatran. Já a regulamentação dos estampadores ficou sob a responsabilidade dos Detrans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário