24 de ago. de 2017

Zé Ronaldo pode ingressar no PV para concorrer ao Senado

Redação Portal Cleriston Silva PCS

As movimentações políticas na Bahia continuam sendo tocadas em paralelo ao remendo eleitoral, chamado de reforma política, que está em discussão e votação no Congresso Nacional. Embora a concretização dos trajetos dependa da definição das regras do “jogo”, as sondagens e “conversas” correm.

Neste cenário começa a solidificar a saída do prefeito de Feira de Santana José Ronaldo do DEM. Entre os destinos já especulados estão o PMDB e o PR, mas o rastro mais forte deixado nos últimos tem outro endereço partidário: o Partido Verde.

A legenda abrigou a primeira vice-prefeito do comandante do agrupamento político e prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Célia Sacramento terminou o mandato de vice-prefeita sem deixar saudade e saiu das fileiras verdes, mas, mesmo após Neto escolher como vice Bruno Reis do PMDB, o PV manteve-se alinhado ao prefeito e cresceu.

Em Salvador, o PV tem quatro vereadores e um deputado estadual. O presidente do partido na Bahia é o deputado federal Uldurico Júnior. Nacionalmente, é dirigido por José Luiz Penna. Embora não confirme a informação, o dirigente também não negou.

“O PV há tempos tem uma boa conversa com José Ronaldo. Nosso impulso inicial é pela qualidade da sua administração. Um político competente. Dai as conversas. Se pudermos contar com a militância dele nos nossos quadros será muito bom”.

Questionado sobre as conversas, Penna afirma que não teve. “Está para se marcar, mas ainda não teve”. De acordo com o presidente da sigla, está não é uma informação não deve ser tratada como inverídica ou sem respaldo.

Se a migração acontecer de fato, Zé Ronaldo abocanha uma das vagas destinadas ao candidato a Senado na chapa que será encabeçada por Neto. Outras articulações dão conta de que o próprio prefeito de Salvador tem conversas abertas com o PR, hoje na base aliada de Rui Costa, para atrair o partido.

Este deslocamento, no entanto, é mais complexo. Exigiria a mudança de parlamentares da esfera federal e estadual para a legenda, entre os quais, o deputado federal Ronaldo Carletto, atualmente no PP.

Carletto não esconde o desejo de disputar uma vaga para o Senado. Pelo PP não terá espaço e estuda, em conjunto com Jonga Bacelar, a possibilidade de ingressar nas fileiras do partido da República.

Este desenho ainda é prematuro, mas em política é sempre interessante acompanhar o movimento das fumaças.

Clique aqui para curtir nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário