3 de ago. de 2015

Morre, aos 78 anos, o vaqueiro Manoelzinho Aboiador

Redação Portal Cleriston Silva PCS



Morreu na tarde desta segunda-feira, 3, aos 78 anos, Manoel Tomáz de Aquino, o Manoelzinho Aboiador. O repentista e compositor estava internado no Hospital Municipal de Serrinha (HMS) e sua morte foi confirmada às 17h.

No dia 4 de julho ele foi internado pela primeira vez no Hospital Santana (HS) devido a complicações causadas pelo diabetes, mas recebeu alta dias depois. No fim de semana a situação se complicou e ele foi levado para o HMS, onde morreu.

Manoelzinho Aboiador teve um destaque expressivo na cultura artística regional desde 1967, ano em que desembarcou em Serrinha.

Velho Uirapurú, como se auto denominava, Manoel Tomáz de Aquino nasceu no bairro do Salgado, em Caruarú-PE, em 1937. Ele fez história ao lado de Vavá Machado e Marcolino, Galego Aboiador, Zé de Almeida, Pedro Bandeira, Lourinaldo Vitorino e Nozinho do Xaxado, principais nomes do aboio e repente sertanejo, e gravou, consecutivamente, 5 discos de aboios, toadas e forró pela extinta gravadora Condil de Recife-PE.

O álbum “Pranto e Dor de Um Vaqueiro”, maior sucesso da carreira, foi gravado em 1973. Em 1999, ele gravou o seu primeiro CD. A obra foi intitulada como “Luar do Sertão”. O segundo CD, “Forró e Toadas”, foi gravado em 2004.



Em Serrinha, o repentista era presença indispensável na vaquejada do Parque Maria do Carmo, cavalgadas e pega de boi na caatinga. Para grandes políticos, empresários e artistas, Manoelzinho cantava o sentimento do vaqueiro e do homem do campo. O “Prazer de Fazendeiro” e “Quando a Seca no Sertão” são algumas das composições do velho gigante dos aboios que retratam o nordestino e a tradição das vaquejadas.

No ano de 2006, o artista recebeu o título honorífico de cidadania serrinhense.

Órfão de pai aos 12 anos, Manoelzinho também conquistou fama como adestrador de cavalos e ganhou vários prêmios. Atualmente ele vivia em uma casa simples, no bairro da Vaquejada, e recebia uma aposentadoria de apenas R$ 788,00 (salário mínimo).

Apesar dos problemas financeiros e de saúde, o Velho Uirapuru nunca perdeu seu senso de humor e paixão pelo sertão. “O gado é a minha vida, meu tudo, minha alma”, disse, em uma das últimas entrevistas.

O enterro está previsto para acontecer nesta terça-feira, 4. O horário e local ainda serão definidos.

Manoelzinho Aboiador ao lado do ex-governador Jaques Wagner e dos senadores Walter Pinheiro e Otto Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário