20 de ago. de 2015

Governo entrega mais de mil cisternas para captação de água em Barrocas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Armazenar água para melhorar a convivência com a seca deixou de ser uma exclusividade dos grandes produtores. Por meio do Programa Água para Todos, e em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado entregou mais 1020 cisternas na Bahia, desta vez, na zona rural de Barrocas, na região sisaleira. Cada reservatório tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água. O governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, esteve na cidade, nesta quinta-feira (20), para a entrega simbólica dos reservatórios.

Na oportunidade, Rui observou que além da construção de estações de tratamento e adutoras, o Água para Todos utiliza vários métodos para universalizar o acesso à água, entre eles, o aumento de tubulações, poços e cisternas. "Se a gente quer proporcionar mais saúde a nossa gente, temos que cuidar do abastecimento de água. Mesmo onde há água encanada, estou destinando cisternas para as escolas. Além de ajudar a diminuir o valor da conta, a água captada da chuva pode ser usada para fazer a limpeza ou regar uma horta, por exemplo". O governador disse ainda que, em Barrocas, está sendo construída a ampliação da rede de abastecimento de água em 22 quilômetros. "Queremos garantir que todas as pessoas na cidade tenham água para beber", destacou.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, das 1020 cisternas, 16 serão destinadas nos próximos dias para postos de saúde e escolas municipais. “Tínhamos um déficit [de garantia do acesso à água] na área rural da Bahia. Porque nem sempre as extensões de água construídas dão conta de chegar aos locais mais longínquos”, explicou Jerônimo.

Há 35 anos, o casal formado por José Pereira Brito, 68 anos, e Renilzete Gonçalves Brito, 65, escolheu a localidade conhecida como Fazenda Passeio, na zona rural de Barrocas, para começar a vida a dois. Desde então, eles passaram a exercitar a cumplicidade e dividem as tarefas diárias. Enquanto ele cuida da pequena plantação, ela trata dos animais. Mas neste período, vieram os filhos e nem tudo foi fácil. Durante as mais de três décadas, eles tiveram que conviver com a escassez da água. Problema que foi resolvido quando eles receberam a cisterna fornecida, sem custos, pelo Água Para Todos - desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“Eu tinha uma cisterna pequena, de oito a nove mil litros. Vinha caminhão de água aqui e tinha que voltar. Agora, pode chegar três caminhões de água aqui que a gente tem como guardar. Se chover, melhor ainda, que aumenta. A gente usa a água para beber e para lavar um pano mais alvo [branco]. Só não pode destruir [desperdiçar]”, observou José.

Para dona Renilzete que, atualmente convive com dores nas articulações, a comodidade proporcionada com a chegada da cisterna refletiu também na sua saúde. “Ficou melhor, porque quando a gente não tinha [a cisterna] aqui, tinha que apanhar água no tanque com dificuldade, [era] muito longe, no carro de mão. Eu não aguentava carregar. Depois disso [chegada do reservatório], a água fica fechada, bem tampadinha, não cai nada [dentro] e a gente pega mais para beber”.

A família do senhor José é uma das mais de mil famílias da zona rural de Barrocas que receberam cisternas por meio do Programa Água Para Todos, desenvolvido em toda a Bahia pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal.

Inaugurações - Ainda na zona rural do município, o governador participou da inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Cedro Joaquim Silva de Queiroz. Equipada com consultórios médicos e de enfermagem, além de farmácia, a unidade foi viabilizada por meio de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O governador Rui Costa informou que o consultório odontológico, que no momento está sem mobiliário, será equipado em breve. Ele também disse que profissionais do Mais Médicos serão destinados à USF. “A prefeitura já se cadastrou no programa”, observou o governador.

Já na sede da cidade, Rui Costa compareceu à inauguração da Creche Doce Infância. Com 97 crianças matriculadas, a unidade educacional pró-infância dispõe de brinquedoteca, berçário, parque infantil, entre outras dependências. Para a lavradora Luciane de Jesus, mãe de Luane, de um ano e três meses, a possibilidade de deixar a filha na creche representa mais tranqüilidade enquanto ela está trabalhando. “Quero trabalhar e deixar ela aqui. Ela tem mais cuidados aqui na creche”.

Visita à escola - Mais uma vez, um encontro descontraído com estudantes e profissionais da educação marcou a viagem do governador Rui Costa pelo interior da Bahia. Em Barrocas, ele visitou o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, onde estudam 560 alunos do Ensino Fundamental. Na opinião da professora de biologia, Lucivânia Ferreira, “a partir do momento que ele [o governador] visita as escolas, passa a conhecer melhor a realidade de cada unidade, e os alunos também têm a possibilidade de ter um encontro com ele e conhecê-lo melhor”. De acordo com a professora, a cobertura da quadra e a construção de um teatro estão entre as principais demandas do colégio.

Governador inaugura a Creche Municipal Doce Infância no município de Barrocas
Governador inaugura a Creche Municipal Doce Infância no município de Barrocas
Governador inaugura UBS no povoado do Cedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário