NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

20 de ago. de 2015

Governo entrega mais de mil cisternas para captação de água em Barrocas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Armazenar água para melhorar a convivência com a seca deixou de ser uma exclusividade dos grandes produtores. Por meio do Programa Água para Todos, e em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado entregou mais 1020 cisternas na Bahia, desta vez, na zona rural de Barrocas, na região sisaleira. Cada reservatório tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água. O governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, esteve na cidade, nesta quinta-feira (20), para a entrega simbólica dos reservatórios.

Na oportunidade, Rui observou que além da construção de estações de tratamento e adutoras, o Água para Todos utiliza vários métodos para universalizar o acesso à água, entre eles, o aumento de tubulações, poços e cisternas. "Se a gente quer proporcionar mais saúde a nossa gente, temos que cuidar do abastecimento de água. Mesmo onde há água encanada, estou destinando cisternas para as escolas. Além de ajudar a diminuir o valor da conta, a água captada da chuva pode ser usada para fazer a limpeza ou regar uma horta, por exemplo". O governador disse ainda que, em Barrocas, está sendo construída a ampliação da rede de abastecimento de água em 22 quilômetros. "Queremos garantir que todas as pessoas na cidade tenham água para beber", destacou.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, das 1020 cisternas, 16 serão destinadas nos próximos dias para postos de saúde e escolas municipais. “Tínhamos um déficit [de garantia do acesso à água] na área rural da Bahia. Porque nem sempre as extensões de água construídas dão conta de chegar aos locais mais longínquos”, explicou Jerônimo.

Há 35 anos, o casal formado por José Pereira Brito, 68 anos, e Renilzete Gonçalves Brito, 65, escolheu a localidade conhecida como Fazenda Passeio, na zona rural de Barrocas, para começar a vida a dois. Desde então, eles passaram a exercitar a cumplicidade e dividem as tarefas diárias. Enquanto ele cuida da pequena plantação, ela trata dos animais. Mas neste período, vieram os filhos e nem tudo foi fácil. Durante as mais de três décadas, eles tiveram que conviver com a escassez da água. Problema que foi resolvido quando eles receberam a cisterna fornecida, sem custos, pelo Água Para Todos - desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“Eu tinha uma cisterna pequena, de oito a nove mil litros. Vinha caminhão de água aqui e tinha que voltar. Agora, pode chegar três caminhões de água aqui que a gente tem como guardar. Se chover, melhor ainda, que aumenta. A gente usa a água para beber e para lavar um pano mais alvo [branco]. Só não pode destruir [desperdiçar]”, observou José.

Para dona Renilzete que, atualmente convive com dores nas articulações, a comodidade proporcionada com a chegada da cisterna refletiu também na sua saúde. “Ficou melhor, porque quando a gente não tinha [a cisterna] aqui, tinha que apanhar água no tanque com dificuldade, [era] muito longe, no carro de mão. Eu não aguentava carregar. Depois disso [chegada do reservatório], a água fica fechada, bem tampadinha, não cai nada [dentro] e a gente pega mais para beber”.

A família do senhor José é uma das mais de mil famílias da zona rural de Barrocas que receberam cisternas por meio do Programa Água Para Todos, desenvolvido em toda a Bahia pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal.

Inaugurações - Ainda na zona rural do município, o governador participou da inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Cedro Joaquim Silva de Queiroz. Equipada com consultórios médicos e de enfermagem, além de farmácia, a unidade foi viabilizada por meio de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O governador Rui Costa informou que o consultório odontológico, que no momento está sem mobiliário, será equipado em breve. Ele também disse que profissionais do Mais Médicos serão destinados à USF. “A prefeitura já se cadastrou no programa”, observou o governador.

Já na sede da cidade, Rui Costa compareceu à inauguração da Creche Doce Infância. Com 97 crianças matriculadas, a unidade educacional pró-infância dispõe de brinquedoteca, berçário, parque infantil, entre outras dependências. Para a lavradora Luciane de Jesus, mãe de Luane, de um ano e três meses, a possibilidade de deixar a filha na creche representa mais tranqüilidade enquanto ela está trabalhando. “Quero trabalhar e deixar ela aqui. Ela tem mais cuidados aqui na creche”.

Visita à escola - Mais uma vez, um encontro descontraído com estudantes e profissionais da educação marcou a viagem do governador Rui Costa pelo interior da Bahia. Em Barrocas, ele visitou o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, onde estudam 560 alunos do Ensino Fundamental. Na opinião da professora de biologia, Lucivânia Ferreira, “a partir do momento que ele [o governador] visita as escolas, passa a conhecer melhor a realidade de cada unidade, e os alunos também têm a possibilidade de ter um encontro com ele e conhecê-lo melhor”. De acordo com a professora, a cobertura da quadra e a construção de um teatro estão entre as principais demandas do colégio.

Governador inaugura a Creche Municipal Doce Infância no município de Barrocas
Governador inaugura a Creche Municipal Doce Infância no município de Barrocas
Governador inaugura UBS no povoado do Cedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário