26 de ago. de 2015

Rio Real: Vereador acusa prefeitura de misturar lixo hospitalar com resíduos comuns

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

O vereador da cidade de Rio Real, no Litoral Norte e Agreste Baiano, João Bosco Andrade da Silva (PMN), que faz oposição ao prefeito Orlando Brito de Almeida (PSB), enviou vídeo e fotos nesta quarta-feira (26) para o site Bahia Notícias com denúncia de descarte de lixo hospitalar no “lixão” municipal, localizado no povoado de Mucambinho.

De acordo com “Orlando do Banco”, como é conhecido o gestor da cidade, a empresa responsável pela coleta especial suspendeu as operações e, por isso, precisou tomar uma “medida emergencial de autorizar que os resíduos do Posto de Saúde da Família (PSF) e do Hospital Municipal fossem incinerados no lixão para evitar que o funcionamento dos centros de saúde fosse suspenso”.

O prefeito informou ainda que medidas estão sendo tomadas para a rescisão do contrato com a prestadora de serviços e que um acordo emergencial será assinado, em breve, para suprir a necessidade. Segundo a denúncia do vereador, o episódio registrado esta semana não é fato isolado e já ocorreu outras vezes mas não foi possível gravar ou fotografar a ação.

Misturar resíduos comuns aos descartados por hospitais, clínicas e postos de saúde põe em risco a vida de pessoas que vivem da coleta de dejetos nos lixões além de contaminar o solo e lençóis freáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário