3 de abr. de 2015

Serrinha: Procissão do Fogaréu completa 85 anos

Redação Portal Cleriston Silva PCS 



Centenas de pessoas participaram da 85ª Procissão do Fogaréu realizada na noite de quinta-feira santa, 2, a festa religiosa mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais da região Nordeste do Estado. Fiéis usando tochas percorreram as ruas centrais até a colina da Santa de Senhora Sant'Anna onde deu-se uma encenação teatral da captura de Jesus pelos judeus e sua crucificação. A estimativa é de que pelos menos 20 mil pessoas acompanharam a procissão.

Os fiéis se reuniram, a partir das 20h, em frente à Paróquia Nossa Senhora Santana (Igreja Catedral), na Praça Miguel Carneiro. Aos poucos, tomaram as ruas, formando um tapete luminoso, que seguiu em direção à Colina da Santa, onde está a imagem da Senhora Santana, padroeira da cidade.

Este ano a Semana Santa ganha um ingrediente muito especial, pois a Procissão do Fogaréu está salvaguardada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC) como Patrimônio Histórico Imaterial da Bahia, importante registro da tradição do nosso povo. O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.



Subida ao Monte Guarani - Outro ponto marcante das celebrações é a subida ao Monte Guarani para a Via-sacra, às 6h da Sexta-feira Santa (3), mas o percurso íngreme é feito por muitos ainda na madrugada. No alto, de onde se vê toda a cidade, está o Cruzeiro. Lá, os fiéis acendem velas e fazem oração. Tem ainda a Procissão do Encontro, no Domingo de Páscoa, quando as mulheres saem da Câmara de Vereadores e os homens, do Cemitério Paroquial, para se encontrarem na Catedral, onde acontece missa às 9h.

A estimativa da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) é que 25 mil pessoas - incluindo 20 mil turistas - visitem Serrinha nesse período, incrementando a cadeia produtiva do turismo, como os meios de hospedagem (hotéis e pousadas) e o comércio em geral. São pessoas que vêm, além de cidades circunvizinhas, de Salvador e de estados, como São Paulo, Minas Gerais. Também chegam a Serrinha nesta época visitantes de outros países, a exemplo da Itália.



História da Procissão - A procissão do Fogaréu é uma manifestação da cultura popular lusitana e que chegou ao Brasil com a colonização portuguesa sendo realizada em algumas cidades da Bahia e de Goiás. O padre Carlos Ribeiro, o qual levou-a para Serrinha em 1930, copiada de uma procissão que havia em Salvador, no início, como manda a histórica só participavam homens, tal como aconteceu na Judéia e encarnava a subida ao Monte das Oliveiras, à noite, os judeus usando tochas a procura do corpo do Senhor.

Em Serrinha, com o decorrer dos anos, a igreja católica permitiu a participação de mulheres e a procissão, antes restrita ao perímetro urbano da cidade estendeu seu percurso até a colina da Santa e incorporou uma encenação teatral, bem como personagens - soldados romanos e outros, incluindo Jesus estilizado - no percurso da procissão.

Outra tradição que praticamente desapareceu foi a confecção das tochas pelas famílias, estas passando a serem oferecidas pela Prefeitura de Serrinha, o que não deveria acontecer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário