3 de ago. de 2015

Secretaria de Educação de Teofilândia realiza audiência pública para prestação de contas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Prefeitura de Teofilândia através da Secretaria de Educação realizou na última sexta-feira (31), uma audiência pública para prestação de contas a toda a população. O evento foi realizado no clube Mandacaru e teve como objetivo apresentar a sociedade civil organizada as políticas públicas de educação implementadas nos anos de 2013 e 2014, as metas estabelecidas para 2015, assim como prestar contas dos recursos recebidos do governo federal e municipal.

O secretário José Luciano conduziu a audiência que contou com a presença de secretários municipais, professores, representantes de associações, conselhos municipais e alunos da rede municipal.

Em seu discurso, o prefeito Adriano Araújo destacou o compromisso da gestão com os gastos públicos. "Essa oportunidade de chamar a população para mostrar o que estamos fazendo, para onde está indo a verba pública, quais os avanços. Isso tudo faz parte de um governo transparente, que visa o bem da nossa cidade. Procuramos sempre incentivar os profissionais da educação, investir na infraestrutura e na valorização do ser humano", disse o gestor.

A audiência pública foi dividida em 11 grupos de trabalhos. O secretário José Luciano iniciou as atividades falando da rede física e estrutural da secretaria, com destaque para a aquisição da sede própria do órgão que agregou diversos departamentos. Atualmente o município conta com 22 escolas das séries iniciais, 5 do fundamental II e 5 creches, sendo 3 na zona rural e 2 na sede. Atualmente a rede conta com 697 funcionários. Desse total, 295 são professores.

Luciano informou que a atual administração encontrou apenas uma escola em tempo integral, porém, atualmente, o município já conta com sete unidades nas comunidades do Setor, Rocinha, Malhada Grande, Maria Preta e Bom Sucesso. "Estamos trabalhando para que seja agradável ficar na escola, e essas comunidades foram escolhidas com base na vulnerabilidade das crianças, ou seja, elas estavam mais expostas", explicou.

Algumas ações planejadas e que foram realizadas entre 2013 e meados de 2015 foram apresentadas a exemplo da distribuição de fardamento escolar para todos os alunos da rede municipal, aquisição de novos equipamentos para os centros municipais de educação infantil, reforma das unidades e valorização profissional.

As metas para os próximos 16 meses e a assinatura de um convênio com o projeto A Tarde Educação também foram apresentados pelo secretário. Luiz Bernardes, gerente de circulação do jornal A TARDE, explicou que o programa de atividade institucional do Jornal A TARDE foi lançado em 1996 e desenvolve programas de jornal na educação.

No projeto cada escola do ensino fundamental receberá diariamente exemplares impressos, além do acesso ao jornal digitalizado pela internet através do portal eletrônico do jornal A Tarde, a fim de estimular e desenvolver competências leitoras com enfoque na formação integral do sujeito, colaborando na aquisição de competências críticas e éticas através do Jornal impresso e eletrônico. 

Os jornais serão utilizados pelos estudantes do ensino fundamental de 1 ano a 8ª série, das escolas municipais, com faixa etária de 06 a 14 anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário