21 de fev. de 2015

Vacina contra HIV será testada em 252 pessoas na África do Sul

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Uma vacina experimental contra o vírus do HIV começará a ser estudada em ensaios clínicos na África do Sul. De acordo com autoridades de saúde dos Estados Unidos, a experimentação se baseia nos resultados do teste clínico RV144, conhecido como o "ensaio tailandês", o primeiro estudo que conseguiu reduzir o risco de infecção por HIV mediante uma vacina.

Os primeiros resultados do RV144, divulgados em 2009, mostraram que ela tinha alcançado eficácia de 31%. O novo teste clínico HVTN 100 foi desenvolvido para ampliar a proteção obtida com a vacina tailandesa, que foi modificada para ser adaptada a um subtipo vírus HIV predominante na África do Sul. Os testes serão feitos, inicialmente, com 252 voluntários, com idades entre 18 e 40 anos, para avaliar a segurança da vacina e para ver se ela produz no sistema imunológico a resposta esperada.

O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid) da rede de Institutos Nacionais de Saúde (NHI) dos Estados Unidos será o responsável pela parte operacional nas duas primeiras fases do teste. Os primeiros resultados estão previstos para saírem em dois anos. "Uma vacina segura e eficaz contra o HIV é essencial para conseguir um final sustentado à pandemia da Aids", disse o imunologista e diretor do Niaid, Anthony Fauci, em comunicado.

O diretor afirma que o teste é um “importante passo” rumo à produção da vacina, que terá um “grande impacto” na África do Sul, um dos países mais atingidos pela doença. O estudo integra uma pesquisa maior, que conta com a participação de diversas organizações públicas e privadas. O objetivo é conseguir, além da vacina, uma melhor compreensão dos cientistas quanto às respostas do sistema imunológico associadas à prevenção da infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário