14 de fev. de 2019

Pesquisa aponta maior incidência de câncer em jovens obesos

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Jovens obesos formam o perfil sofre com maior ocorrência de câncer, segundo estudos da American Cancer Society (ACS) e do National Cancer Instituto. Ambos analisaram, entre 1995 e 2014, a incidência de 30 tipos de câncer mais comuns, incluindo 12 ligados à obesidade, em pessoas de 24 a 84 anos. Ao todo foram estudados mais de 14,6 milhões de casos nos Estados Unidos.

No Brasil, o câncer já é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, perdendo apenas para os óbitos decorrentes de acidentes e violência. De acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, a obesidade está a ponto de superar o tabaco como a causa principal de mortalidade por câncer evitável.

De acordo com os pesquisadores, aumentou o diagnóstico dos tumores no intestino, corpo do útero, vesícula biliar, rins, pâncreas e tireoide entre pessoas com menos de 50 anos no período analisado entre 1995 e 2014. Esses são seis dos 12 tipos de câncer associados à obesidade. “Essa faixa etária também tem baixa ingesta de frutas e vegetais , grãos e peixes, e consome muita carne vermelha e alimentos processados, o que favorece alguns tipos de câncer”, destaca a oncologista da Clínica AMO - Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Vanessa Dybal.

A médica participou, em dezembro, do San Antonio Breast Cancer Symposium, realizado nos Estados Unidos, onde os dados, publicados na edição de fevereiro do periódico The Lancet, foram apresentados. De acordo com os pesquisadores, o diagnóstico de seis dos 12 cânceres associados à obesidade - endométrio, rins, colorretal, fígado, pâncreas e intestino - aumentou entre pessoas com menos de 50 anos no período analisado.

“Para manter a saúde não basta apenas emagrecer. É preciso ter hábitos saudáveis. Muita gente está obesa e, na verdade, desnutrida do ponto de vista proteico. Já as atividades físicas são ponto crucial para a redução do aparecimento de tumores como também das reincidências”, alertou a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário