21 de mar. de 2018

Queda de energia afeta cidades do Norte e Nordeste

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Uma queda de energia afetou as regiões Norte e Nordeste na tarde desta quarta-feira, 21. O apagão aconteceu por volta das 15h55. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte teriam gerado a queda de energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, informou, em nota à imprensa, que uma perturbação no sistema causou o desligamento de cerca de 18.000MW, o que corresponde a 22,5% da carga total do sistema naquele momento nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo informações da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), o apagão aconteceu por problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte que fica no estado do Pará. Ainda de acordo com a Cemar os estados do Maranhão, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará foram afetados.

De acordo o ONS, em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, gerando o corte automático na energia.

Equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste. As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário