10 de abr. de 2013

Serrinha vai receber programa estação juventude

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Promover a inclusão e emancipação dos jovens, com ampliação do acesso às políticas públicas, por meio de equipamentos itinerantes (micro-ônibus). Esse é o principal objetivo do programa Estação Juventude, apresentado para representantes dos municípios que serão beneficiados com a ação.

A reunião aconteceu terça-feira (9), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a participação dos chefes de gabinete das secretarias estaduais de Relações Institucionais (Serin), Pedro Alcântara, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Luciana Santos, do coordenador de Políticas de Juventude, Vladimir Costa, entre outras autoridades.

“Esse será mais um programa de importância fundamental para o nosso estado. Antigamente, costumava-se dizer que o futuro era dos jovens. Hoje, entendemos e compreendemos que os jovens é que estão fazendo o futuro”, disse Pedro Alcântara.

Programa - Elaborado pela Secretaria Nacional de Juventude, o programa será executado no estado, por intermédio da Serin, por meio de sua Coordenação de Políticas de Juventude, e da Sedes, via programa Jovens Baianos.

A Serin ficou responsável pela modalidade itinerante urbana, a ser implantada em cidades com maior índice de violência contra a juventude negra, atendendo os municípios de Salvador, Feira de Santana, Simões Filho, Valença e Itabuna.

A Sedes estará à frente da modalidade itinerante rural, voltada para áreas que fazem parte dos Territórios da Cidadania, contemplando os moradores de Serrinha, Seabra, Ibotirama, Ribeira do Pombal e Glória.

Integração - “O Estação Juventude vem com a perspectiva de constituir uma rede de integração de diversos programas e ações para que, de forma conjunta, haja uma garantia dos direito dos jovens e da potencialidade de inserção desse público no mercado de trabalho ou em outras ações relacionadas à cultura, esporte, lazer, entre outras iniciativas”, explicou Vladimir Costa.

Além da ação nos municípios com o micro-ônibus, os jovens terão acessos às informações dos programas por meio de tecnologias sociais e receberão orientação, encaminhamento e apoio segundo suas necessidades. A ideia é que eles tenham um acompanhamento personalizado em toda a sua trajetória. Os gestores dos municípios contemplados poderão aderir ao programa, preenchendo a minuta entregue durante o encontro e enviando às secretarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário