17 de abr. de 2013

Moradores de Queimadas fecham rodovia para pedir ajuda contra seca

Redação Portal Clériston Silva PCS

Cerca de dois mil moradores de Queimadas, no semi-árido baiano, a 106 km de Serrinha, fizeram uma passeata de protesto nesta terça-feira (15) por conta da seca que assola o estado há mais de quatro meses.

Com faixas e palavras de ordem, eles bloquearam o trecho da rodovia BA-120 na altura da ponte sobre o Rio Itapicuru, saída para a cidade de Cansanção e pediram ajuda para o fornecimento de água, que estaria sendo feito a cada oito dias por conta do racionamento.

O ato foi marcado pela presença de vereadores de Queimadas e Santa Luz, produtores, agricultores, estudantes, professores, secretários municipais, comerciantes, representantes do MST, CDL, STRAF, dentre outros manifestantes.

Segundo informações de moradores, eles pedem que a barragem da Leste, atualmente inoperante, seja revitalizada e ativada para auxiliar no problema. Queimadas é uma das 96 cidades baianas que enfrentam o racionamento.

O reservatório construído por volta de 1930, pela extinta Leste Brasileira, está com sua estrutura literalmente entupida há algum tempo e requer uma limpeza urgente para que o manancial possa represar um maior volume de água e evitar os constantes racionamentos, já que a água está ficando cada vez mais difícil nesta parte da Bahia, por falta de chuvas regulares.

Segundo o diretor de gestão ambiental da prefeitura de Queimadas, Antônio Batista Ferreira – Totonho, a situação é muito grave. “O governador Jaques Wagner assinou ordem de serviço para a construção de novos viadutos na Paralela e eu gostaria que ele tivesse assinado, também, ordem de serviço para a construção das adutoras eixo-sul para perenizar o Rio Itapicuru e Araci Norte, beneficiando o município de Santa Luz, dando de uma vez por toda um basta na falta de água nesta região sofrida pela seca e esquecida pelos governantes. A situação é difícil e a previsão que temos é que a Barragem de Ponto Novo poderá secar dentro de três meses e a de Pedras Altas talvez não chegue a setembro”, explica Totonho.

De acordo com as informações da Polícia Militar, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi acionada e enviou um representante para discutir a situação com uma comissão formada por moradores da cidade. O resultado da reunião não foi divulgado, informou a PM.

No dia 8, aconteceu uma manifestação semelhante à realizada nessa terça-feira (16/4), na cidade de Serrinha, quando os manifestantes interditaram trecho da BR- 116/Norte, sentido Serrinha a cidade de Santa Bárbara.


Barragem está desativada, segundo a população

Nenhum comentário:

Postar um comentário