26 de abr. de 2011

Prefeitura de Serrinha promove faxinaço contra a dengue

Cerca de 200 pessoas fazem mutirão de limpeza contra a dengue nos bairros da cidade de Serrinha. Os agentes de endemias, integrantes do Tiro de Guerra, Grupo Afro Jamaica, Grupo Desbravadores Pioneiros da Serra, Grupo de Capoeira Esquiva Menino, Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Associação de Moradores do Bairro e voluntários recolhem entulho e lixo, destroem os focos do mosquito e distribuem folhetos educativos.

De acordo com nota da Secretaria de Saúde, o objetivo da ação é conscientizar a população, já que 9,01% das larvas são encontradas dentro das residências. Entre as orientações, os agentes ressaltam a importância de manter caixas e recipientes de água fechados, acondicionar bem o lixo e procurar uma unidade de saúde, em caso de sintomas como febre e dor de cabeça. Mais informações sobre a prevenção e o controle da doença podem ser encontradas na internet.

O faxinaço já passou pelos bairros do Novo Horizonte, Urbis I e II, Vila de Fátima e Rodagem, alguns dos mais populosos de Serrinha. O mutirão envolve as Secretaria de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Infraestutura com parceria da Prefeitura Municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as ações serão priorizadas nos outros dez bairros com maiores índices de infestação predial: Vaquejada, com infestação predial de 17,54; Cidade Nova, com 14,19; Abóboras 13,64; Estação 12,67; Recreio 10,68; Ozéas 10,00; CSU 9,73; Parque União 9,38; Primavera 7,32; e Colina das mangueiras, com 5,33.

O aposentado Francisco Araujo da Silva, de 68 anos foi um dos moradores do bairro da Urbis I a receber o mutirão contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Isso foi muito importante para mim e para as crianças, para a gente aprender a evitar a doença. Sempre que vierem, as portas vão estar abertas”, disse seu Francisco.

A Prefeitura de Serrinha contabilizou até o final de fevereiro deste ano 1.817 casos, o que colocou a cidade entre os 15 municípios da Bahia que mais notificaram casos suspeitos e confirmados de dengue, inclusive com registro de casos graves.

Veja outras imagens

Alunos da escola Plínio Carneiro na Urbis I participaram da açãoEmpresa de limpeza da cidade participa da ação contra a dengueCrianças distribuíram panfletos informativosLimpeza no córrego que corta os bairros da Urbis I e IIPrefeito Osni Cardoso acompanha de perto as ações de combate ao Aedes aegyptiO faxinaço é feito por órgãos do governo municipal e entidades sociaisAgentes e voluntários reunidos na associação de Vila de FátimaHomens do Tiro de Guerra ajudam no recolhimento do lixo

Foto: Gilberto Carvalho (Ouvidoria do Município)

Nenhum comentário:

Postar um comentário