10 de nov. de 2020

Primeiras 120 mil doses da CoronaVac chegam ao Brasil no dia 20

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o primeiro lote da vacina chinesa, Coronavac, chega ao Brasil no dia 20 deste mês. Na última sexta-feira, o governo chinês autorizou o envio da vacina para o Brasil. A importação já tinha sido autorizada pela Anvisa desde a última semana de outubro. As primeiras 120 mil doses da vacina vão chegar pelo aeroporto de Guarulhos.

A previsão é que até janeiro, pelo menos outros 5 lotes sejam enviados, completando as 6 milhões de doses de vacinas prontas e também a matéria-prima para a produção de 40 milhões de doses pelo Instituto Butantan. A previsão é de que o primeiro lote de matéria-prima seja entregue até o dia 27 de novembro. Segundo Dimas Covas, assim que isso acontecer, o Brasil começa a fabricar a vacina contra o coronavírus.

Mas tanto as vacinas que chegam prontas, quanto as que vão ser produzidas no Brasil só vão poder ser usadas depois que for comprovada a eficácia da Coronavac e a vacina for registrada pela Anvisa. Para isso, é preciso que 164 dos mais de 10 mil voluntários que já tomaram a vacina ou tomaram o placebo contraiam o coronavírus. Só assim vai ser possível medir o nível de proteção oferecido pela vacina.

Enquanto isso não ocorre, as doses ficam armazenadas em São Paulo, mas por medida de segurança o governo não informou o local onde elas vão ficar guardadas.

O governo do estado também anunciou que começou as obras para ampliação da fábrica de vacinas do Butantan. A previsão é de que até setembro do ano que vem, a nova unidade com a capacidade de produção de 100 milhões de doses da vacina por ano esteja pronta. A nova fábrica está sendo financiada com recursos privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário