19 de nov. de 2020

Prefeito de Lamarão usa saia para comemorar feito histórico no pleito eleitoral

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Candidata apoiada pelo prefeito de Lamarão Dival Pinheiro, do PT, a professora Maria Luzineide Costa Silva de Araújo confirmou o favoritismo demonstrado ao longo da campanha e comandará a cidade pelos próximos quatro anos. Com 100% de urnas apuradas no domingo (15), Pró Ninha, como é conhecida, liderou com 57,16% dos votos válidos. A vice-prefeita eleita foi Josicelia dos Santos Nascimento, a Joce. As duas fazem parte da coligação "Seguimos Juntos", formada pelo PT e PSD. O candidato Arivaldo dos Anjos Damião, o Gordo (DEM), que já exerceu dois mandatos como prefeito, ficou em segundo lugar com 39,78% e virou freguês do time petista.

Essa é a terceira vez que o grupo comandado por Dival derrota o ex-prefeito Gordo. A primeira vez foi em 2012 quando o ex-gestor não pôde disputar a reeleição por já estar em seu segundo mandato consecutivo e indicou o então vice-prefeito Leocesio da Silva Muti.

Pregando renovação política, eficiência e responsabilidade social, Dival foi conduzido ao cargo de prefeito com mais de 80% dos votos válidos, maior percentual entre os eleitos nas vinte cidades do território do Sisal. Na ocasião, o petista também conseguiu a façanha de eleger todos os vereadores da cidade [nove].

Em 2016, após dura crise política que culminou no processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, Dival voltou a duelar nas urnas em busca de sua reeleição, desta vez com o ex-prefeito. Com a gestão marcada pelo encaminhamento de projetos, obras e equilíbrio nas contas públicas, ele venceu o pleito com 60,20% dos votos e maioria absoluta na Câmara de Vereadores [seis].

A vitória de Pró Ninha consolida um ciclo de gestões do PT em Lamarão que deve chegar a 12 anos. É a primeira vez desde a emancipação política da cidade que uma mulher consegue chegar ao Poder Executivo e – repetindo a tirada de 2012 – com candidatos da coligação preenchendo as nove vagas no Legislativo Municipal. Além disso, quatro candidatos da aliança ficaram nas primeiras posições de suplência. Pró Ninha também enfrentou o empresário Charles Gomes Damasceno (PSB), que obteve pouco mais de 3% dos votos.

Para comemorar a acessão das mulheres na política local, o prefeito Dival topou vestir saia no dia da eleição. De forma meio desajeitada, por cima da calça, ele exibiu a indumentária ainda no seu local de votação e depois seguiu para o centro da cidade, onde acompanhou a apuração sem se preocupar com os olhares estranhos na rua. "A oposição tomou um banho de saia", brincou o gestor.

Um comentário:

  1. Não teve boca pra oposição. O Dival mostrou ser grande líder!!!

    ResponderExcluir