3 de mai. de 2018

Conceição do Jacuípe: Família faz empréstimo para cirurgia de idosa

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Familiares de uma idosa que ficou internada por 13 dias no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Conceição do Jacuípe, cidade a cerca de 100 km de Salvador, à espera de uma cirurgia, precisaram pedir um empréstimo para pagar para que o procedimento fosse feito em uma unidade de saúde particular.

A decisão foi tomada pela filha da aposentada Martina Ribeiro Ramos, de 62 anos, por conta da demora na transferência da paciente para que o procedimento pudesse ser feito na rede pública.

"Todo dia a gente ia [no hospital] e diziam pra gente aguardar. A única posição que as pessoas tinham era essa, pra gente aguardar", conta Joseane Ribeiro Ramos, filha de dona Martina.

Ela e os familiares pagaram, no total, R$ 4 mil pela cirurgia. Uma parte foi dada em dinheiro, conseguido através do empréstimo, e outra parte foi colocada no cartão de crédito.

Dona Martina sentia fortes dores na barriga há pelo menos duas semanas. Ela procurou o Hospital ACM para saber do que se tratava e, após exames feitos na unidade, descobriu que tem pedra na vesícula. Os médicos disseram que a operação tinha que ser feita com urgência.

"A gente não podia esperar minha mãe sentir dores de novo. Tomamos empréstimo pra fazer a cirurgia dela. Nos endividamos, mas, graças a Deus, agora ela está bem", disse Joseane.

O caso de dona Martina não é isolado. No mesmo hospital, outra idosa aguarda regulação para fazer uma cirurgia por conta do fêmur quebrado. A família de Maria da Conceição, de 86 anos, no entanto, não tem como fazer um empréstimo para resolver a situação dela.

A idosa fraturou o osso após uma queda dentro de casa. Internada há mais de um mês, ela espera a transferência para outra unidade acompanhada da sobrinha Edna Ferreira de Freitas.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que dona Maria da Conceição aguarda um leito especializado para ser transferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário