21 de mai. de 2018

Secretário garante apoio para melhorar abastecimento de água em associação de Inhambupe

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Cerca de 50 famílias que fazem parte da Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Moita Redonda, em Inhambupe, vêm sofrendo com a dificuldade de acesso à água potável. Um poço tubular existente na localidade tem vazão para 70 mil litros por hora, mas rende apenas 20 mil por conta da antiga estrutura utilizada para captação, o que é insuficiente para suprir a demanda da população. Com objetivo de buscar apoio para solução do problema, o deputado Joseildo Ramos (PT) e o presidente da associação, Ailton José da Conceição, estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), Jerônimo Rodrigues, na manhã desta segunda-feira (21). Ele garantiu apoio à demanda e direcionou assessoria para orientá-los na busca de mais investimentos por parte do Estado para projetos e iniciativas da instituição.

De acordo com Ailton José, presidente da associação, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (Cerb) realizou há aproximadamente 15 dias um estudo de viabilidade no poço, o que pode adiantar a decisão para solução do problema. “Já temos o estudo, o poço com boa vazão e um reservatório para 250 mil litros. Agora só falta modernizar o sistema para aumentar a captação. Quero agradecer ao deputado Joseildo que vestiu a camisa com a gente nessa missão”, disse. O secretário Rodrigues afirmou que vai avaliar o relatório produzido pela Cerb e garantiu apoio ao assentamento. “Vamos estudar o material da Companhia e verificar as possibilidades para ajudar. Fiquem tranquilos que vocês não ficarão desamparados por nós. Não vamos deixar na mão quem quer produzir”, afirmou.

Investimento - Ainda durante a reunião, o ex-presidente da associação, Raimundo Rodriguez, apresentou as dificuldades para os agricultores da região investirem na produção, e destacou a falta de capital de giro. De imediato, o secretário agendou um encontro com a coordenadora de Reforma Agrária, Isabel Oliveira, para orientação sobre alternativas para obter investimento pelo Governo do Estado, como participação em editais e inscrição em projetos e convênios disponíveis. “A associação de vocês está toda regulamentada e pode participar de nossos benefícios. As orientações vão abrir várias possibilidades. Fiquem atentos e participem”, concluiu. (Fonte: Assessoria Parlamentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário