26 de mai. de 2018

Receita Federal alerta baianos sobre golpe do empréstimo

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um novo golpe em nome da Receita Federal vem sendo aplicado aos cidadãos baianos que contratam ou negociam empréstimo com algum banco. O crime é realizado por meio de correspondência.

As vítimas recebem, via correio, uma notificação de cobrança relacionada a alguns impostos, alegando que o financiamento só será liberado após o pagamento. No documento falso, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada.

Após o conhecimento do caso, o órgão emitiu um comunicado de alerta aos baianos e prestou esclarecimentos sobre o golpe. Segundo a receita, os golpistas poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, além dos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido.

"A Receita Federal informa que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O recolhimento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Além disso, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pela instituição que conceder o crédito", disse o comunicado.

O órgão orienta que, em caso de dúvidas, os contribuintes podem comparecer a uma unidade de atendimento na Bahia ou enviar a denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, por meio da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário