26 de fev. de 2018

Euclides da Cunha: Vaqueiro que ficou tetraplégico após acidente em pula-pua recebe alta

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Admilson Santana Santos, o vaqueiro de 43 anos que fraturou a coluna e passou por 11 paradas cardíacas após sofrer um acidente enquanto brincava em um pula-pula, recebeu alta depois de 10 meses hospitalizado. O caso aconteceu em abril do último ano, no município de Euclides da Cunha, e foi filmado pela família. No vídeo, Admilson tenta dar uma cambalhota no pula-pula, cai de cabeça para baixo e fica com a coluna paralisada.

Emocionado, com um sorriso no rosto e um semblante de satisfação, Admilson saiu da Estabilização do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, e foi recebido por uma comemoração promovida pelo Grupo de Trabalho Humanizado em parceria com o grupo Curarte, banda musical formado por artistas do município. Segundo Renata Nunes, médica intensivista, durante o período de internamento o vaqueiro sofreu mais de 20 paradas cardiorrespiratórias, mas o quadro clínico se estabilizou.

Admilson ficou tetraplégico, ou seja, não tem nenhuma movimentação ativa abaixo dos ombros. O Programa de Assistência Domiciliar do Governo do Estado, gerenciado pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fefs-SUS), irá acompanhar o paciente. Uma equipe formada por 11 profissionais (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e técnicos de enfermagem) dará todo o suporte necessário ao vaqueiro em casa pelo tempo que for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário