9 de jan. de 2018

Vacina fracionada contra febre amarela vai atingir 2,5 milhões de baianos

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Entre fevereiro e março deste ano, 2,5 milhões de baianos vão receber a vacina contra a febre amarela em doses fracionadas. As campanhas serão realizadas em Salvador e outros 7 municípios da Bahia e vão atingir outras 813 mil pessoas com a dose padrão da vacina. Em razão do Carnaval, a ação será feita de 19 de fevereiro a 9 de março, sendo o dia 24 o dia D de mobilização, como informou o ministério da Saúde nesta terça-feira, 9.

Municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro também vão realizar campanhas contra a febre amarela com doses fracionadas. A decisão, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi adotada mediante recomendação e autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O fracionamento, de acordo com a pasta, é uma medida preventiva e emergencial adotada em razão do surto da doença no país e que será implementada em áreas selecionadas durante um período de 15 dias. "A dose fracionada, até o presente momento, tem mostrado exatamente a mesma capacidade de imunização que a dose integral", disse ele.

Barros destacou que a dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a dose fracionada protege por pelo menos 8 anos. Estudos em andamento, segundo ele, vão continuar a avaliar a proteção da dose fracionada posterior a esse período.

Ao todo, 19,7 milhões de pessoas devem ser imunizadas nos três estados, sendo 15 milhões com doses fracionadas e 4,7 milhões com dose padrão (crianças de 9 meses a menores de 2 anos; pessoas com condições clínicas especiais como HIV/aids, doenças hematológicas ou após término de quimioterapia; gestantes; e viajantes internacionais, mediante apresentação do comprovante de viagem).

Atualmente, o ministério utiliza a dose padrão da vacina contra a febre amarela com 0,5 mL. Já para a dose fracionada, são aplicados 0,1mL ou 1/5 da dose padrão. Desta forma, um frasco com cinco doses da vacina padrão pode imunizar até 25 pessoas com a dose fracionada contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário