13 de jan. de 2018

Polícia Civil de SE prende quadrilha responsável por assaltar agências bancárias em Araci

Redação Portal Cleriston Silva PCS




A Polícia Civil do Estado de Sergipe, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol) e do 11º Batalhão de Polícia Militar, realizou uma operação na quarta-feira, 10, que resultou na prisão de oito homens ligados a uma associação criminosa responsável por cometer assaltos a duas agências bancárias em Sergipe e cinco na Bahia.

Durante a ação, foram presos André Carvalho Ribeiro, 32 anos, Adson Correia Santa Rosa, 31, Washington Farias Rodrigues, 34, Gilberto Júnior Ribeiro de Oliveira, 22, (filho do presidente da Câmara de Vereadores de Adustina), Marques de Carvalho Neves, 21, Lucas Andrade Oliveira, 21, Jaine Vieira de Andrade, 22, e José Raimundo de Oliveira, 20. Além deles, Ubirajara Pedro da Silva, 42 anos, conhecido por “Bira” ou “Dinho”, atuava de dentro de um presídio na Bahia.

Como décimo envolvido no grupo, um homem, posteriormente identificado como Paulo César Santos Santana, 35 anos, morreu em confronto com a Polícia. Contra ele havia três mandados de prisão em aberto, sendo um pelo cometimento de homicídio a um policial militar ocorrido em Petrolina/PE, no ano de 2015. Foram identificados como líderes da quadrilha os acusados Ubirajara e Lucas.

Segundo informações do delegado Dernival Eloi, diretor do Cope, o grupo cometeu dois assaltos a agências bancárias em Sergipe, sendo o primeiro caso registrado no dia 4 de setembro, na cidade de Macambira; e a segunda ação delituosa no dia 7 de outubro, em Itabaianinha. Os demais crimes foram registrados nas cidades baianas de Paripiranga, Araci, Coronel João Sá, Sítio do Quinto e Adustina, onde reside a maior parte dos integrantes.






"Quando ocorreu a explosão no município de Itabaianinha colocamos todo nosso efetivo empenhado nisso inclusive a Divisão de Inteligência, durante as investigações conseguimos comprovar a ocorrência de mais uma explosão aqui no estado de Sergipe que foi no município de Itabaianinha e outras cinco explosões que ocorreram no Estado da Bahia", afirmou o delegado.

Ele conta como os criminosos conseguiam se locomover sem dificuldades no momento da fuga. "Eles conseguiam uma pessoa da localidade de onde eles iriam explodir o banco, procurando um nativo para estudar as rotas de fuga e saber o abastecimento do cash já que não interessa investir contra o banco caso o banco não tenha dinheiro", declarou.

Inicialmente, a Polícia prendeu os acusados Marques, Gilberto, André e Lucas no município de Alagoinhas/BA, quando eles saíram de Adustina/BA e seguiam em direção à cidade de Salvador/BA. As outras prisões ocorreram em Adustina/BA, Itabaianinha/SE e Tobias Barreto/SE, local onde a Polícia Militar realizou apoio à operação e, durante troca de tiros, Paulo César veio a óbito.

A Polícia apreendeu também armamento pesado (a exemplo de um fuzil AR15 calibre 556 e uma AK47 calibre 762, de fabricação russa), explosivos (banana dinamite, espoletas e cordel detonante), veículos (dois automóveis e duas motocicletas) e a quantia de R$ 32 mil, proveniente das ações delituosas do grupo.

Apenas Ubirajara, um dos líderes do grupo e que atuava de dentro do presídio na Bahia, tem antecedentes criminais. A Polícia Civil de Sergipe continuará em contato com a Polícia da Bahia, com o intuito de obter informações que levem a outros possíveis envolvidos na associação criminosa.

A polícia apreendeu a quantia de R$ 32 mil, proveniente das ações delituosas do grupo

Um fuzil AR15 calibre 556 e uma AK47 calibre 762, de fabricação russa, e explosivos foram apreendidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário