11 de jan. de 2018

Confirmado caso de febre amarela em Itaberaba; vítima está em estado grave

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O primeiro caso de febre amarela na Bahia foi registrado. Trata-se de um turista paulista, de identidade não revelada, que estava em Itaberaba, a 238 km de Serrinha. A secretária de Comunicação do município, Ana Fabrícia de Mattos, informou ao Aratu Online que o caso foi confirmado nesta quinta-feira (11).

De acordo com a secretária, o homem passou o réveillon em uma área com grande incidência da doença e viajou para a Bahia em seguida. No dia 5 de janeiro, ele procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaberaba e foi liberado. Dias depois, ainda segundo Ana Fabrícia, o homem voltou a procurar atendimento médico e foi diagnosticado com a febre amarela por um médico com experiência neste tipo de caso.

A vítima foi transferida para o Hospital Couto Maia, em Salvador, no dia 9 de janeiro. “Os testes feitos aqui na cidade apontam que o estado de saúde dele era grave”, pontua a secretária de Comunicação. Por sua vez, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também confirmou o caso, mas não deu detalhes do estado de saúde da vítima.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Na última terça-feira (9/1), o Ministério da Saúde informou que a Bahia vai receber doses fracionadas da vacina que previne a doença. Em Itaberaba, a imunização foi reforçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário