26 de set. de 2017

Censo Agropecuário 2017 do IBGE começa em 1º de outubro

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará, no dia 1º de outubro, as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Ao longo de cinco meses, cerca de 18,8 mil recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

O instituto também vai coletar dados sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; a utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor, referentes ao período de 1° de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

Importância do censo agropecuário - O gerente do Censo Agropecuário, Antônio Florido, ressaltou a necessidade de o produtor participar do Censo Agropecuário 2017 e responder corretamente as perguntas dos pesquisadores nas visitas aos estabelecimentos rurais. O tema foi abordado durante palestra na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo Florido, é “fundamental a participação do produtor porque os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária”. Ele reforçou que a “veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto” da situação da agropecuária. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas.

O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, ressaltou que o Censo Agropecuário é a principal ferramenta que baliza e define as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária do país.

A coleta dos dados será digital e, caso algum produtor não receba a visita do pesquisador, poderá procurar o Centro de Informações do IBGE de sua região e solicitar a presença de um recenseador no estabelecimento. A sede do instituto em Serrinha está localizada na Rua Rafael Oliveira, nº 88, no bairro do Ginásio.

Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário