20 de nov. de 2015

Em Serrinha, TCM apresenta novo sistema eletrônico E-TCM

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Os participantes do Encontro Regional de Orientação aos Gestores, realizado em Serrinha nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/11), foram apresentados ao novo sistema eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios, o E-TCM. O sistema irá informatizar todos os procedimentos processuais de exame de contas das prefeituras, câmaras municipais e autarquias dos 417 municípios baianos, eliminando a tramitação de documentos físicos (em papel). Os prefeitos que compareceram ao encontro puderam fazer o cadastro para ter acesso à plataforma.

Especialista responsável pela implantação da plataforma, Pedro Vieira, da Divisão de Desenvolvimento de Sistema do Tribunal explicou que o uso do processo eletrônico será regulamentado em breve através de resolução do TCM e os municípios terão 70 dias para se adequar. Durante a palestra realizada no encontro, Vieira orientou os técnicos municipais sobre a forma de armazenamento dos documentos, a necessidade de uniformizar a nomeação desses arquivos, o formato dos documentos e a resolução suportada pelo sistema.

Ele informou ainda que, a pedido da UPB, a ferramenta dará uma estimativa do índice de pessoal alcançado pela prefeitura para que o gestor possa fazer a adequação e evitar rejeição de contas. O manual para a utilização do sistema já está disponível pelo endereço http://www.tcm.ba.gov.br/etcm-manual/.

Segundo Vieira, o TCM assumiu o compromisso de oferecer suporte aos jurisdicionados nas inspetorias e realizar novos eventos de capacitação. Ele ressaltou que o E-TCM permitirá às administrações municipais uma economia em torno de R$ 600 mil com gastos em impressão e de R$ 400 mil em postagens ao conjunto de municípios. “Além de tudo isso vamos garantir uma maior transparência e facilitar fiscalização por parte dos cidadãos sobre a aplicação dos recursos municipais”.

O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, fez durante o Encontro Regional seu cadastro para ter acesso ao sistema E-TCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário