Técnicos do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) acompanharam na semana passada a execução das obras do Projeto 2ª Água nos povoados de Alecrim e Maria Preta, em Teofilândia.
O projeto que objetiva utilizar a água da chuva na implementação de estruturas voltadas a produção de alimentos e geração de renda para agricultores familiares, contempla as famílias teofilandenses com barreiros familiares, hortas, aviários e aguadas de grande porte.
Uma das aguadas de grande porte já construídas em pareceria com o CONSISAL fica no povoado de Lagoa do Ramo, a cerca de 8 quilômetros da sede do município. A unidade terá capacidade de armazenar 20 milhões de metros cúbicos de água.
"Tivemos alguns imprevistos, o que considero normal, mas a prefeitura e o CONSISAL estão empenhados. Nossa meta é entregar 20 kits do projeto até o fim deste ano", disse Silvio Carneiro, técnico do consórcio.
Segundo Silvio, nessa etapa, as ações do 2ª Água incluem a construção de 50 tecnologias de captação de água para produção de alimentos de autoconsumo e comercialização, construção de cisternas com capacidade de 52 mil litros de água, instalação de hortas comunitárias, aviários e ampliação e escavação de aguadas.
As famílias beneficiadas receberão cursos de capacitação para gestão das tecnologias e acompanhamento técnico.
O projeto 2ª Água, tem como meta construir até dezembro de 2015, nas 18 cidades consorciadas ao CONSISAL, 1.000 cisternas, 1.000 barreiros familiares, 50 barreiros de grande porte, implantar 1.000 aviários e 2 mil hortas. (Ascom/PMT)
![]() |
Técnicos do CONSISAL acompanham execução do Projeto 2ª Água em Teofilândia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário