14 de mar. de 2013

EBDA instala campo de produção de sementes em Tucano

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A equipe da Divisão de Produção Vegetal (DPV) da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), instalou quatro novos campos de sementes de feijão, vigna (feijão de corda) e milho - safra de verão 2013/2014 -, em três comunidades da região de Juazeiro e uma no município de Tucano, na Bahia. A ação é uma iniciativa do Programa Semeando, desenvolvido pela empresa.

Antes da instalação, um total de 133 agricultores familiares das comunidades Salitre, Pilar e Canudos e de Tucano, receberam instruções sobre produção de sementes de milho da variedade caatingueiro, de feijão e vigna. A atividade, com foco na sustentabilidade da agricultura familiar, prevê um excelente potencial de produção.

Como exemplo, o engenheiro agrônomo da EBDA, Eli Santana, cita o trabalho realizado na comunidade Salitre, onde foi disponibilizada, para o programa, uma área de 15 hectares, com previsão de colheita de 45 toneladas de sementes; já a comunidade Pilar, no distrito de Jaguarari, cedeu uma área de 70 hectares, distribuída em 50 hectares de feijão – para produção de 100 toneladas de sementes -, e 20 de milho, de onde se espera a produção de 60 toneladas.

Os produtores da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Canudos possuem uma área de 109 hectares, sendo 64 de feijão, 20 de milho e 25 de vigna, onde a meta é obter 128 toneladas de sementes de feijão, 60 de milho e 25 de vigna.

Com relação à Associação de Agricultores Familiares do Distrito de Irrigação de Tucano, estes contam com uma área de 40 hectares, com o objetivo de obter 120 toneladas de milho. “As sementes produzidas nestas áreas serão distribuídas aos agricultores do próprio Território e de outras localidades, segundo Eli Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário